Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Parlamentos de Portugal e Espanha juntam-se antes de cimeira conjunta

Os parlamentos de Portugal e Espanha juntam-se no domingo e na segunda-feira num fórum em Vila Real que abordará a presença de ambos os países na Europa e antecipará a cimeira ibérica da semana seguinte.

Parlamentos de Portugal e Espanha juntam-se antes de cimeira conjunta
Notícias ao Minuto

07:08 - 20/05/17 por Lusa

Política Vila Real

"As relações entre Portugal e Espanha são boas e as relações entre os respetivos parlamentos também. O fórum vai permitir estreitar essas relações", afiançou o presidente da Assembleia da República de Portugal, Ferro Rodrigues, em nota enviada à agência Lusa.

Ferro assinalou ainda que "mais importante" que o estreitar dos laços entre os parlamentos será "adotar uma série de posições conjuntas e recomendações aos respetivos governos", que se irão reunir "em breve" também em Trás-os-Montes.

Em Vila Real estarão nos próximos dias 24 deputados, 12 portugueses e 12 espanhóis, representando o "espetro parlamentar" e a "diversidade" de ambos os países, indicou à Lusa fonte do gabinete de Ferro Rodrigues.

Da agenda faz parte, no domingo, uma receção aos deputados e um jantar entre ambas as comitivas.

A segunda-feira arranca com várias intervenções: de Ferro Rodrigues, da presidente do Congresso dos Deputados de Espanha, Ana Pastor, do embaixador Francisco Seixas da Costa e do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Fernando Freire de Sousa.

Depois, os parlamentares terão reuniões divididas em vários blocos: "Portugal e Espanha na Europa -- Desafios Comuns" decorrerá em simultâneo com um bloco referente à cooperação transfronteiriça em áreas como o Ambiente, Energia e Infraestruturas - neste campo é de esperar que seja abordada a central nuclear de Almaraz.

Em 29 e 30 deste mês, depois da reunião dos deputados, decorrerá também em Vila Real a 29.ª cimeira luso-espanhola, "que este ano é dedicada à cooperação transfronteiriça", indicou o Governo de Portugal.

"O encontro irá começar em território espanhol com as duas comitivas a bordo de um navio português percorrendo parte do rio Douro até ao distrito de Vila Real, onde decorrerão os trabalhos", frisa o executivo.

O Governo português é liderado pelo PS, com apoio parlamentar da esquerda, e o executivo de Espanha é responsabilidade do Partido Popular, de direita, liderado por Mariano Rajoy.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório