Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Maduro diz a Donald Trump que tire as mãos da Venezuela e vá para casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, exigiu hoje ao seu homólogo norte-americano, Donald Trump, que tire as "suas mãos" da Venezuela e disse que "já chega de intervencionismo imperialista".

Maduro diz a Donald Trump que tire as mãos da Venezuela e vá para casa
Notícias ao Minuto

23:58 - 19/05/17 por Lusa

Mundo Tensão

"Tira as tuas mãos daqui Donald Trump. Go home Donald Trump, fora da Venezuela Donald Trump", disse Maduro no palácio de Miraflores, sede do Governo.

Pouco antes o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Venezuela já tinha qualificado como um "absurdo de antologia" as declarações de quinta-feira de Donald Trump após um encontro em Washington com o Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.

Donald Trump disse na quinta-feira que fará "o que for necessário" em cooperação com outros países do continente para resolver a situação humanitária na Venezuela, que considerou uma "desgraça para a humanidade", de dimensões que não se viam há décadas.

O Departamento de Estado norte-americano também impôs, na quinta-feira, sanções a oito magistrados do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Venezuela, algo que Caracas condenou "inaudito e inadmissível".

Os magistrados "são responsáveis por uma série de decisões judiciais que usurparam a autoridade da Assembleia Nacional (parlamento), eleita democraticamente, permitindo inclusive que o Executivo governasse por decreto de emergência, restringindo assim os direitos e frustrando a vontade do povo venezuelano", indicou a administração do Presidente norte-americano, Donald Trump.

Também hoje o Presidente da Venezuela anunciou ter falado, na quinta-feira com o homólogo russo, Vladimir Putin, sobre a "muito boa" cooperação militar entre os dois países e acrescentou que "em breve" visitará a Rússia.

"Falámos de cooperação, da cooperação militar que está muito boa e vai melhorar, da cooperação industrial, já começaram a funcionar na Venezuela cinco indústrias, cinco fábricas de camiões", disse Nicolás Maduro, em Caracas, na televisão estatal VTV.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório