Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Michel Temer acusado de corrupção passiva e organização criminosa

O presidente do Brasil foi acusado de envolvimento em, pelo menos, três crimes: obstrução à justiça, corrupção passiva e organização criminosa.

Michel Temer acusado de corrupção passiva e organização criminosa
Notícias ao Minuto

19:04 - 19/05/17 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Brasil

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Brasileiro (STF) a abertura de uma investigação, acusando Michel Temer, presidente do Brasil, de obstrução à justiça, corrupção passiva e organização criminosa.

O documento enviado pela PGR ao STF escreve que Temer e o senador afastado Aécio Neves atuaram em conjunto para impedir o avanço das investigações de corrupção da Operação Lava Jato, provando-se assim a obstrução à justiça.

A notícia é esta sexta-feira avançada pela Folha de S. Paulo, um dia depois de ser divulgado um áudio onde o chefe de Estado é, supostamente, ouvido a autorizar suborno para evitar uma delação.

Recorde-se que esta decisão está relacionada com a denúncia feita pelos irmãos e donos da produtora de carne brasileira JBS, os empresários Joesley Batista e Wesley Batista.

Joesley Batista gravou a referida conversa com presidente brasileiro no âmbito de um acordo de colaboração com a Justiça, onde também confessou que desde 2010 que subornava Michel Temer.

O suborno que a gravação alega provar, no entanto, destinava-se ao ex-deputado Eduardo Cunha, ex-presidente da câmara baixa brasileira preso por envolvimento nos casos de corrupção da Petrobras, para que este não testemunhasse. 

O presidente do Brasil autorizava, assim, um pagamento para evitar uma delação de que já estava a ser alvo, pois Joesley Batista e Wesley Batista gravavam a conversa em conluio com as autoridades. Os dois empresários estão agora em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Delação premiada, sublinhe-se, é um benefício legal da legislação brasileira que permite reduzir a pena a um réu se este colaborar com as autoridades na resolução de um determinado caso (por exemplo, através da entrega de outros suspeitos).

[Notícia atualizada às 20h12]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório