Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Jovem transforma pé num joelho em cirurgia para tratar cancro

Jovem de 20 anos é elogiada pela sua coragem, ao abdicar da perna para optar por um tratamento mais seguro.

Jovem transforma pé num joelho em cirurgia para tratar cancro
Notícias ao Minuto

20:31 - 19/05/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Jillian Williams, de 20 anos de idade, era uma modelo e desportista que, no ano passado, teve a pior das notícias. Em fevereiro de 2016 foi-lhe diagnosticado um tipo raro de cancro nos ossos. A jovem já tinha dores no joelho há algum tempo mas pensou que fosse tendinite, um diagnóstico que não se confirmou.

De acordo com o Daily Mail, foram-lhe apresentadas várias opções de tratamento e algumas permitiam salvar a perna mas aumentavam o risco do cancro reincidir. Para evitar que tal acontecesse, Jillian optou por ser submetida a um procedimento chamado ‘rotationplasty’.

Este procedimento, conforme pode ver no vídeo abaixo, consiste na remoção de parte da perna – a zona afetada – e depois rodar o restante (pé, tornozelo e gémeo) 180 graus, suturando-o à parte superior da perna para funcionar como uma articulação.

Esta articulação improvisada vai depois ser usada para melhor utilização de uma perna prostética.

“Podia só ter removido o tumor e salvo a perna mas, de acordo com as pesquisas feitas e com pessoas que conheci, há uma hipotese muito maior de [o cancro] voltar se optasse por isso. Não era o que eu queria. Escolhi tirar a perna e fazer este procedimento porque me oferecia melhor qualidade de vida”, indicou Jillian à mesma publicação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório