Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Presidente de Taiwan continua à procura de nova relação com Pequim

Taipé pediu a Pequim para reativar os mecanismos de diálogo e negociação, suspensos unilateralmente há um ano, depois da eleição de Tsai Ing-wen, a Presidente nacionalista que continua a defender nova relação com a China.

Presidente de Taiwan continua à procura de nova relação com Pequim
Notícias ao Minuto

18:19 - 19/05/17 por Lusa

Mundo Taipé

O Conselho para os Assuntos da China Continental de Taiwan (CACC) indicou que o "Governo insiste em manter os atuais mecanismos entre as duas partes do Estreito da Formosa, tendo em conta os direitos e interesses do povo".

O mesmo órgão reiterou "o compromisso de manter o 'status quo'" na relação com a China continental, ou seja, não declarar a independência da ilha.

A Presidente, do Partido Democrático Progressista, instou Pequim a confrontar-se com "novas realidades, novas interrogações e novas formas" nas relações bilaterais e na situação no estreito.

"Recordamos à China que umas relações estáveis no estreito são benéficas para todos, incluindo Taiwan, a China continental e outros países da região", acrescentou a responsável.

Desde que tomou posse a 20 de maio de 2016, depois de derrotar Ma Ying-jeou, candidato do Kuomintang (nacionalista e defensor de uma aproximação a Pequim), o discurso de Tsai não se alterou e a intenção de manter o 'status quo' no estreito tem sido declarada em várias ocasiões.

Os pilares de Tsai em relação à China são o respeito da vontade popular, cumprimento dos princípios democráticos e salvaguarda da liberdade de escolha da população em relação a Pequim.

As relações entre Taiwan e a China não atravessam o melhor momento devido à insistência do gigante asiático para que Tsai aceite o chamado "Consenso 1992", como condição para a restauração das relações e afrouxamento das pressões internacionais sobre a ilha.

O "consenso 1992" refere-se a um entendimento tácito alcançado em 1992 entre a China e Taiwan, na altura com um governo liderado pelo Kuomintang (nacionalistas), de que só existe uma China, deixando aos dois lados uma interpretação livre sobre o significado.

Após a vitória da primeira mulher na presidência da ilha, Pequim interrompeu as negociações e contactos oficiais com Taipé, enviou navios e aviões militares para zonas mais próximas da Formosa, e tem procurado isolar o Governo de Tsai.

Uma das medidas foi conseguir, em dezembro passado, que São Tomé e Príncipe reconhecesse Pequim e cortasse as relações diplomáticas com Taipé.

Apenas 21 países e governos mantêm atualmente relações oficiais com Taiwan e a maioria do mundo e das Nações Unidas não reconhecem formalmente a ilha, mas mantêm importantes relações económicas.

O Vaticano, único Estado europeu com relações diplomáticas com Taiwan, está a negociar uma aproximação com Pequim, o que pode resultar numa mudança de laços.

A situação entre a China continental e a ilha agravou-se também na sequência de um telefonema entre Donald Trump, a 02 de dezembro passado, depois de ter vencido as eleições presidenciais norte-americanas, e Tsai.

A República Popular da China conseguiu também impedir a participação dos representantes da República da China em reuniões da Organização de Aviação Civil Internacional e na Assembleia Mundial de Saúde, principal órgão de decisão da Organização Mundial de Saúde (OMS), que começa na segunda-feira em Genebra.

Taiwan condenou a decisão e pediu à OMS para considerar que o objetivo do organismos é contrário a qualquer exclusão.

"Qualquer ação que exclua e pressione Taiwan não só é contrária aos objetivos da OMS e injusta para a população da ilha, como também tem efeitos negativos imprevisíveis na saúde mundial", indicou em comunicado o gabinete da Presidente Tsai.

"Nunca sucumbiremos à pressão de Pequim e continuaremos a fazer ouvir a nossa voz na comunidade internacional e lutaremos pelo nosso direito a participar em organizações internacionais", disse o CACC.

Para o Governo chinês, Taiwan só poderá participar em atividades de instituições internacionais se aceitar o princípio de "uma só China".

Só assim e mediante consultas entre Taipé e Pequim, "será possível finalizar acordos para a participação de Taiwan" em fóruns internacionais.

A atual posição chinesa "causa tensão na região e ansiedade entre as populações" dos dois lados do estreito, afirmou em janeiro a Presidente.

A ilha é independente desde 1949, data em que os nacionalistas do Kuomintang (KMT) ali se refugiaram depois de terem sido derrotados pelos comunistas, que fundaram, no continente, a República Popular da China.

Pequim considera Taiwan parte da China, que deverá ser reunificada, se necessário pela força.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório