Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Ação de voluntariado envolve mais de oito mil pessoas no Barreiro

Mais de oito mil pessoas participam na ação de voluntariado urbano que arrancou hoje no Barreiro e que prossegue no sábado, com intervenções nas escolas e em vários espaços públicos e de coletividades do concelho.

Ação de voluntariado envolve mais de oito mil pessoas no Barreiro
Notícias ao Minuto

15:44 - 19/05/17 por Lusa

País Intervenção

A iniciativa, intitulada Dia B e que vai sua sexta edição, teve início com intervenções nas escolas básicas e secundárias do concelho (distrito de Setúbal), enquanto no sábado as atividades vão decorrer no espaço público e em coletividades.

"Temos hoje a participar três dezenas de escolas, o que é um recorde. Quase todas as escolas do concelho estão a participar e, além dos alunos e da comunidade educativa, as associações de pais estão envolvidas. São cerca de 5.550 no dia de hoje", disse aos jornalistas Mónica Duarte, coordenadora do projeto.

Numa visita a várias escolas do concelho, foi possível ver os alunos, professores, auxiliares e pais a pintar diferentes espaços, a fazer arranjos e a realizar trabalhos artísticos. As escolas estão também a receber artistas de vários pontos do país, que ajudam a construir murais.

Os estudantes estão ainda a intervir em alguns locais públicos com o edifício dos Paços do Concelho ou o Convento da Verderena.

"Temos mais de oito mil participantes nos dois dias da iniciativa, que envolve uma enorme logística. São dois dias de muito stress, mas o sentimento é excelente. Os projetos de intervenção são propostos pelas pessoas, escolas e associações", explicou.

No sábado a iniciativa é aberta a todas as pessoas. Cerca de 40 instituições e associações apresentaram projetos para desenvolver nesse dia.

Uma das várias ações de destaque deste ano é a criação dos Circuitos de Visitação no denominado Barreiro Antigo. Vai também ser pintado o muro envolvente da Santa Casa da Misericórdia e vai ser criado um circuito de identificação de espécies no Parque da Cidade.

Vão também decorrer outros projetos em todas as freguesias do concelho, que passam por ações de limpeza e arranjos do espaço público e praias, pinturas, intervenções no espaço das coletividades ou criação de murais e outras intervenções artísticas.

"Esta é uma grande equipa que foi crescendo e o Dia B é já uma marca. Este dia não é só para resolver os problemas da cidade, mas para fortalecer um conceito de que o Barreiro é nosso e que tem que ser construído e defendido por todos. Mais do que a obra física, fica o sentimento de participação", disse o presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório