Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Açores: Governo anuncia incentivos para investimento na frota de pesca

O secretário do Mar dos Açores anunciou hoje um conjunto de novos incentivos para investimento na frota de pesca, numa visita à lota do porto da Horta, no mesmo dia da publicação da respetiva portaria em Jornal Oficial.

Açores: Governo anuncia incentivos para investimento na frota de pesca
Notícias ao Minuto

10:37 - 19/05/17 por Lusa

Economia Ministério

"Esta portaria pretende incentivar os investimentos a bordo, com várias tipologias, que incidem, sobretudo, em questões de segurança, de condições de trabalho a bordo e de saúde, mas também de eficiência energética, nomeadamente a possibilidade de substituição de motores por motores mais eficientes e menos poluidores", explicou Gui Menezes aos jornalistas na ilha do Faial.

Estes incentivos comunitários têm uma componente de comparticipação regional de 25%.

A classe piscatória tem vindo a queixar-se da quebra no rendimento da pesca e, recentemente, o presidente da Federação de Pescas dos Açores, Gualberto Rita, transmitiu as preocupações do setor ao governante.

O secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia referiu que este não é um apoio direto, mas, ainda assim, é importante na medida em que o cofinanciamento deste novo sistema de incentivos "contribui para o rendimento" dos profissionais da pesca, porque "têm de fazer menos investimento próprio".

Para o presidente da Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores, Jorge Gonçalves, os novos apoios são bem-vindos, ressalvando não ter ainda oportunidade de analisar profundamente o novo quadro de incentivos.

"Agora vamos analisar a portaria, vamos verificar o que ela contém, mas pensamos que tendo por princípio questões de higiene e segurança a bordo, é algo que é importante para todo o setor", sublinhou o armador.

Os pescadores do arquipélago continuam a aguardar pela reforma no setor, anunciada pelo atual executivo regional no início desta legislatura, processo que está ainda em fase de análise.

"Estamos a fazer um diagnóstico de algumas pescarias, para ver se existe ou não necessidade de reduzir a frota, mas esse processo ainda não está concluído", declarou Gui Menezes, adiantando que se trata de um trabalho complexo que deverá, no entanto, estar "concluído em breve".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório