Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Disputa em leilão leva quadro a ser vendido por 99 milhões de euros

Esta foi a obra de Jean-Michel Basquiat vendida por um preço mais elevado até aos dias de hoje.

Disputa em leilão leva quadro a ser vendido por 99 milhões de euros
Notícias ao Minuto

08:20 - 19/05/17 por Inês André de Figueiredo

Mundo Sotheby's

Um crânio desenhado num fundo maioritariamente azul mas onde as cores saltam à vista, numa imagem inquietante, é o mote do quadro de Jean-Michel Basquiat que hoje está nas bocas do mundo. A obra esteve em leilão na madrugada desta sexta-feira e foi vendida por 99 milhões de euros.

O leilão foi levado a cabo pela Sotheby’s, em Nova Iorque, mas a disputa foi longa e aconteceu entre dois amantes da obra. Um dos possíveis compradores estava na sala onde decorria o leilão, mas outro acompanhou o momento pelo telefone.

O vencedor chama-se Yusaku Maezawa e é fundador da Star Today, uma empresa de comércio online. O milionário de 41 anos é uma das pessoas mais ricas do Japão, segundo a Forbes, e um conhecido colecionador de arte, tendo mesmo criado uma fundação de arte contemporânea em Tóquio onde apoia jovens artistas.

O quadro aderido esta madrugada tem 1,83 metros por 1,73 metros e o leilão começou nos 51 milhões de euros, sendo que o japonês desembolsou quase 100 milhões.

Recorde-se que, até aqui, a obra com um valor mais alto conseguido em leilão por Jean-Michel Basquiat havia sido vendida pela Christie’s por cerca de 51 milhões de euros, em maio de 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório