Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Todo o continente e Madeira em risco muito elevado de exposição aos UV

Todas as regiões de Portugal continental e do arquipélago da Madeira apresentam hoje risco 'muito elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Todo o continente e Madeira em risco muito elevado de exposição aos UV
Notícias ao Minuto

07:08 - 19/05/17 por Lusa

País IPMA

De acordo com o Instituto, as regiões de Beja, Viana do Castelo, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Penhas Douradas, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Vila Real, Viseu, Aveiro, Porto, Funchal e Porto Santo (Madeira) estão hoje em risco 'muito elevado' de exposição à radiação UV.

A exceção vai para Ponta Delgada (ilha de São Miguel, nos Açores), Angra do Heroísmo (Terceira) e Horta (Faial) com 'risco elevado' e Santa Cruz das Flores (ilha das Flores) com nível 'moderado'.

Para as regiões com risco 'muito elevado' e 'elevado', o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na região Norte e no litoral da região Centro até ao início da tarde, vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado no litoral oeste, em especial durante a tarde, e nas terras altas e pequena descida da temperatura mínima e subida da máxima.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 12 e 22 graus celsius, no Porto entre 09 e 19, em Vila Real, Bragança e Viseu entre 05 e 19, na Guarda entre 04 e 17, em Coimbra entre 08 e 20, em Castelo Branco entre 07 e 23, em Santarém entre 10 e 24, em Évora entre 08 e 25, em Beja entre 08 e 27 e em Faro entre 13 e 28.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório