Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Turquia promete atacar ocurdos que ameacem a segurança do país

O Presidente da Turquia, Recep Erdogan, disse hoje que não vai participar em operações militares na Síria que incluam combatentes curdos e que promete atacá-los caso ameacem a segurança da Turquia.

Turquia promete atacar ocurdos que ameacem a segurança do país
Notícias ao Minuto

23:52 - 18/05/17 por Lusa

Mundo Erdogan

Dois dias depois de conhecer o Presidente norte-americano, Recep Tayyip Erdogan, falou em Istambul, onde criticou a decisão dos EU de se aliar a "organizações terroristas" para a operação de captura de Raca (cidade do centro-norte da Síria e capital do Estado Islâmico).

"Nós dissemos que não estaríamos numa operação consigo [com Donald Trump] se se aliasse a organizações terroristas e, por isso, dizemos boa sorte", disse o chede de Estado turco.

"Já estamos a dizer com antecedência as nossas regras de engajamento, nós vamos dar um passo e não vamos discutir isso ou consultar alguém. Não temos tempo a perder", acrescentou.

O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu, disse, também, que o enviado especial do Presidente dos Estados Unidos (EU) para a Coalizão Global contra o Estado Islâmico (grupo extremista) do Iraque e do Levante, Brett McGurk, devia ser retirado do cargo por, supostamente, apoiar os curdos.

A porta-voz do departamento de Estado dos EU, Heather Nauert, respondeu, dizendo que o enviado especial fez um "tremendo trabalho" na coordenação e liderança da coalização internacional, e que tem o apoio da Casa Branca e do secretário de Estado, Rex Tillerson.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório