Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Bloco critica problemas no arrendamento, PSD cola bloquistas a Salazar

O Bloco de Esquerda (BE) trouxe hoje ao parlamento a "especulação imobiliária" e problemas no arrendamento, nomeadamente em Lisboa, com o PSD a colar os bloquistas a Salazar quando este defendeu o congelamento de rendas.

Bloco critica problemas no arrendamento, PSD cola bloquistas a Salazar
Notícias ao Minuto

17:55 - 18/05/17 por Lusa

Política Novo regime

"O Novo Regime de Arrendamento Urbano, uma verdadeira lei dos despejos, criou demasiadas injustiças. Foi uma das leis que mais expôs a insensibilidade social do anterior governo, que mostrou não ter qualquer pudor em aprovar uma lei que desprotegeu os mais idosos e colocou milhares de famílias à mercê dos interesses imobiliários", começou por afirmar a deputada do BE Isabel Pires.

Numa declaração política centrada na matéria do arrendamento, a deputada deu o exemplo da rua dos Lagares, na Mouraria, que o BE visitou na quarta-feira e onde "serão despejadas 16 famílias entre agosto e o final deste ano": "Na mesma rua de onde querem despejar estas pessoas, surgem prédios de luxo, hotéis e alojamento local. As filhas e os filhos do bairro são expulsos para outras zonas ou para fora da cidade porque os preços e as rendas não param de subir".

A deputada Emília Santos, do PSD, reconheceu a "sensibilidade deste tema", mas acusou o BE de meramente querer fazer uma "reversão das políticas do arrendamento".

"O BE quer fazer a reversão das políticas do arrendamento. Nenhum país da Europa que se dá ao luxo de congelar o mercado de arrendamento", prosseguiu, acusando bloquistas de quererem "dar continuidade às políticas do doutor Salazar", quando este dizia para se congelarem as rendas.

Isabel Pires, do BE, prosseguiu: "É preciso apontar responsáveis. O retrato desta [rua dos Lagares] e de tantas ruas demonstra bem as consequências que ainda se fazem sentir da lei dos despejos de Assunção Cristas enquanto ministra do CDS-PP no anterior governo com o PSD".

Depois, a parlamentar declarou existir atualmente um "cocktail explosivo de desertificação dos centros das cidades", numa "negação do direito constitucional à habitação".

O PS, por Maria da Luz Rosinha, incentivou o Bloco a acompanhar os socialistas no trabalho em torno de uma lei de bases do arrendamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório