Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

'Fórum Terra'. Vamos discutir o planeta e o país numa 'não-conferência'?

Iniciativa decorre na Lusófona, este sábado.

'Fórum Terra'. Vamos discutir o planeta e o país numa 'não-conferência'?
Notícias ao Minuto

12:10 - 20/05/17 por Melissa Lopes

País Lisboa

Tem hoje lugar na Universidade Lusófona, em Lisboa, o 'Fórum Terra – Portugal a Cuidar da Casa Comum'. O evento reúne um grupo de personalidades de relevo de várias áreas, sendo o objetivo darem visibilidade à sociedade que somos capazes de construir e à escola a edificar para Portugal a Cuidar da Casa Comum, explica a organização em comunicado.

A 'não conferência' junta "embaixadores em prol das mudanças necessárias a fazer para cuidar do planeta e do país". Entre estes, o deputado e cientista Alexandre Quintanilha, a cantora Teresa Salgueiro, o ativista indiano Satish Kumar ou o astrólogo norte-americano Tom 'Kaypacha' Lescher.

Intrigado ficou o leitor com o termo 'não-conferência'. Pois bem. Explica a organização que a iniciativa "não pretende ser uma conferência tradicional mas antes um espaço de discussão " em que se integra uma dinâmica "profundamente participativa, através dos Fóruns Abertos em que todos são convidados a partilharem saberes, conhecimentos e ideias".

Esta não-conferência será dividida em duas partes. De manhã será abordado o tema Que Sociedade somos capazes de Construir?, a partir dos olhares de uma outra Economia, Saúde, Eco-aldeias, Educação, Participação e Cidadania. Contará, entre outros, com oradores inspiradores como Paulo Magalhães da ZERO e Presidente da Comissão Instaladora da Casa Comum da Humanidade; Ivo Gomes Francisco, agricultor e economista; Fábio Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Carnide, Lisboa; Helena Rodrigues da Rede Educação Viva, e Teresa Gomes Mota, cofundadora do projeto e médica cardiologista.

Na parte da tarde, a discussão vai partir da questão: Que Escola para Portugal a Cuidar da Casa Comum?, partindo da educação, alimentação, integração, formação de professores, bem-estar e felicidade. Contará com oradores como Nuno Queiroz Ribeiro, Chef Co-Fundador do primeiro Projeto Nacional Escolar; Rita Venturini, Cientista Cognitiva, Improvisadora e Mentora; Rita Alves, Movimento por uma Escola Diferente e Diretora da Escola Superior de Educação Jean Piaget; Sara Baga, Documentarista, Designer, ecologista; e Frederico Almeida, vereador da Educação da Câmara Municipal de Cascais, entre outros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório