Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Dados do INE "confirmam que confiança dos portugueses não era infundada"

António Costa mostrou-se satisfeito com o crescimento da economia portuguesa no primeiro trimestre.

Dados do INE "confirmam que confiança dos portugueses não era infundada"
Notícias ao Minuto

12:53 - 15/05/17 por Carolina Rico

Política António Costa

António Costa destacou os “dados positivos” divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística esta segunda-feira, que dão conta de um dos mais fortes crescimentos trimestrais dos últimos anos.

São resultados, diz o primeiro-ministro, que “confirmam que a confiança dos portugueses não era infundada”.

O PIB nacional cresceu 2,8% nos primeiros três meses deste ano face ao mesmo período do ano passado e acelerou 1% face ao último trimestre do ano passado, melhorias em toda a linha e os melhores resultados desde meados de 2010.

Para António Costa, o crescimento registado confirma ainda que “a prioridade que foi dada à reposição de rendimentos das famílias não comprometeu a nossa competitividade”.

“Pelo contrário”, garante, a reposição de rendimentos “reforçou a coesão e a confiança indispensáveis ao crescimento do investimento” através de uma “combinação equilibrada de políticas que permita o menor défice e o maior crescimento”.

“O ciclo de desaceleração de economia foi invertido e o crescimento está sustentado […] temos todo um ano pela frente, mas boas razões para estar confiantes”, acredita o primeiro-ministro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório