Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

De fumador compulsivo aos dois anos, a aluno exemplar aos nove

Aldi Rizal tornou-se uma sensação da internet por fumar 40 cigarros por dia aos dois anos de idade. Um programa de reabilitação do governo indonésio ajudou-o a conseguir deixar o vício. Agora é uma sensação na escola primária.

De fumador compulsivo aos dois anos, a aluno exemplar aos nove
Notícias ao Minuto

12:19 - 26/04/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Indonésia

Com apenas dois anos, Aldi Rizal, saltou para a ribalta mas não pelos melhores motivos. Aldi foi fotografado em 2010 a fumar enquanto andava de triciclo na sua remota aldeia de Sumatra, na Indonésia. Como se já não fosse mau quanto bastasse fumar um cigarro aos dois anos, Aldi já tinha desenvolvido um péssimo hábito: fumava 40 cigarros por dia – sim, leu bem – 40!

Face ao sucesso que a imagem de Aldi fez na internet, e que não dava uma boa imagem da Indonésia a nível internacional, o governo deste país decidiu intervir. Lançou uma campanha para combater este hábito típico das vilas mais pequenas da Indonésia e criou um programa de reabilitação especial para Aldi. Os resultados foram muito positivos e dois anos depois Aldi deixou o vício do tabaco. Mas como não há bela sem senão: a criança substituiu este vício pelo hábito de comer.

Aldi abusava de alimentos com demasiada gordura e consumia três latas de leite condensado por dia. Segundo a mãe, Aldi chegava a bater com a cabeça na parede para pedir mais comida. Aos cinco anos, o rapaz chegou a pesar 24 quilos – quase mais 6 quilos do que o peso recomendado para a sua idade. A família levou-o a um nutricionista e Aldi iniciou uma rígida dieta de frutas e vegetais. Para o pediatra especialista, o Dr. William Nawawi, os problemas de peso de Aldi estavam relacionados com o vício de fumar: “O sangue não consegue separar a glucose da comida. Isto leva Aldi a engordar cada vez mais.”

Mas passados quatro anos, e depois de ter perdido a maioria do peso em excesso que tinha, Aldi tornou-se uma sensação na escola primária, onde é um dos melhores alunos da quarta classe.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório