Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

A Quercus tem uma pergunta para si: "Quantos pesticidas comeu hoje?"

Mais 97% de produtos alimentares europeus contêm resíduos de pesticidas.

A Quercus tem uma pergunta para si: "Quantos pesticidas comeu hoje?"
Notícias ao Minuto

10:15 - 26/04/17 por Carolina Rico

País Agricultura

Já tomou o pequeno-almoço? Então provavelmente ingeriu pesticidas. Mais de 97% de produtos alimentares europeus contêm resíduos de pesticidas revelam as análises levadas a cabo pelas autoridades nacionais da União Europeia, segundo um estudo recentemente publicado pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar.

Das 84,341 amostras de produtos analisados, provenientes de agricultura convencional, 97,2% continham vestígios de um ou mais entre 774 pesticidas diferentes.

Apesar destes números, a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar garante que o risco para a saúde dos consumidores permanece baixo, mas a Quercus e a PAN-Europe não têm tanta certeza.

Num comunicado enviado às redações, a Quercus e diz mesmo que esta conclusão, “baseada em modelos teóricos, é um engano para os europeus”.

Além disso, 28% dos alimentos apresentaram resultados positivos para resíduos múltiplos de pesticidas, os chamados ‘cocktails de pesticidas’, “cuja segurança nunca foi avaliada”.

Segundo a associação ambientalista, as peças de frutas ou vegetais podem conter níveis de pesticidas muito elevados, como é o caso das uvas, onde foram detetados até 30 pesticidas diferentes em 77,3% das amostras.

Três quartos das amostras analisadas vieram de países europeus (incluindo a Noruega e a Islândia), vindo o outro quarto de países não especificados. Um terço de todos os pesticidas detetados é ilegal na União Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório