Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Combinações alimentares que deve evitar ao máximo

Não é apenas por uma questão de sabor que se deve evitar determinadas combinações alimentares.

Combinações alimentares que deve evitar ao máximo
Notícias ao Minuto

23:06 - 21/04/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Gostos não se discutem, é um facto, mas no que toca à comida, são muitos os aspetos a ter em conta além do paladar. Afinal, não é apenas por uma questão de sabor que se deve evitar determinadas combinações.

Como lhe contámos aqui, existem alimentos que se tornam ainda mais poderosos quando consumidos em conjunto com outros, como é o caso das leguminosas e da laranja, porém, existem combinações que são de evitar porque interferem com a capacidade do organismo conseguir absorver corretamente os nutrientes. O que não acontece com estas.

É o que acontece quando se come carne em simultâneo com lacticínios, sim, queijo e hambúrguer são dois alimentos que não devem andar de ‘mãos dadas’ e tudo pelo simples facto de se anularem mutuamente. Como explica ao site Bustle a médica Monica Heather Auslander, “o ferro e o cálcio inibem-se um ao outro”, sendo, por isso, esta uma combinação a evitar por pessoas com anemia, por exemplo.

Embora seja comum entre os britânicos, o chá com leite é também de evitar, uma vez que o leite inibe todo e qualquer benefício do chá, especialmente a nível de polifenóis, como revelou um estudo publicado no European Heart Journal.

Juntar fruta com amido (ou outro tipo de cereal) faz com que a fermentação seja maior e mais intensa no estômago, podendo causar algum tipo de desconforto. Mas existem outras combinações a evitar, como diz o site. Uma delas é o álcool com kombucha (um chá fermentado), pois a primeira inibe o poder probiótico da segunda.

Optar pelos molhos light em saladas é sempre uma má opção não só por serem industrializados, mas também porque determinados alimentos como os espargos, as cenouras, as beterrabas e as laranjas necessitam de uma gordura plena, como a do azeite, para os níveis de caratenóides serem absorvidos ao máximo.

Diz ainda a publicação que o consumo de laranja com aveia pode não ser muito benéfico para a saúde do estômago, uma vez que a acidez deste citrino interfere com as enzimas responsáveis pela digestão.

Misturar café e bebidas alcoólicas interfere com a capacidade cognitiva, assim como pode causar intoxicação.

Aposte nestas combinações e tenha refeições mais nutritivas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório