Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

As suas unhas estão a ficar amarelas? Saiba porquê

As unhas tanto podem ser um espelho fiel da saúde, como também um sinal de falta de cuidados.

As suas unhas estão a ficar amarelas? Saiba porquê
Notícias ao Minuto

21:26 - 21/04/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

Há quem diga que as unhas são a carta de apresentação de um pessoa, o espelho mais fiel do seu estado de saúde e ainda da forma como a higiene e os cuidados pessoais são feitos.

Como lhe contámos aqui, e no que diz respeito à saúde, as unhas podem revelar muito mais do que pensamos ser possível. A título de exemplo, o revelo nas unhas pode ser um sinal do combate a infeção, enquanto as unhas mais pálidas podem ser um indício de anemia. Mas há mais: o tom de cor que as unhas apresentam, quando vermelho, azulado ou negro, pode ser ainda o sinal de alguns problemas de saúde mais ou menos conhecidos, como a falta de vitaminas ou problemas hepáticos.

Contudo, nem tudo se resume à saúde. Como conta a Women’s Health, o tom amarelado das unhas, por exemplo, pode ser causado por alguns hábitos menos corretos e que nada têm a ver com doenças.

É o que acontece quando se pinta demasiadas vezes as unhas com cores escuras, um hábito que leva a uma maior absorção do pigmento da tinta e, por consequência, à oxidação da mesma nas unhas, que faz com que ganhem uma cor mais amarela nos primeiros dias após a remoção do verniz. Segundo a dermatoligista Shereene Idriss, a melhor forma de prevenir esta mudança de pigmentação é com a aplicação de uma camada de verniz transparente antes de usar um tom mais escuro.

Ser um fumador regular pode também ser uma causa para as unhas amarelas, uma vez que este tipo de tom está associado a problemas pulmonares crónicos, diz a especialista, salientando que a ciência ainda não conseguiu encontrar uma justificação concreta para esta associação. “Alguns deficiências vitamínicas, como a B12 e o zinco, podem também causar a descoloração das unhas”, destaca.

Quando o tom amarelado acontece nas unhas dos pés, a causa pode ser a presença de fungos, muitas vezes contraídos em espaços como piscinas e balneários públicos, diz a especialista. E já agora, sabe porque é que as unhas podem ficar negras?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório