Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Xavier Jugelé, um dos heróis do Bataclan perdeu a vida nos Campos Elísios

Foi um dos primeiros polícias a responder ao ataque no Bataclan e era um grande defensor dos direitos dos LGBT.

Xavier Jugelé, um dos heróis do Bataclan perdeu a vida nos Campos Elísios
Notícias ao Minuto

17:06 - 21/04/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ataque

O terrorismo fez mais uma vítima. Xavier Jugelé, polícia de 37 anos, foi morto ontem em Paris. Foi a vítima mortal do tiroteio nos Campos Elísios. Xavier estava numa carrinha da polícia, que estava estacionada junto ao número 102, quando Karim Cheurfi abriu fogo com uma Kalashnikov.

Xavier não resistiu aos ferimentos e morreu, outros dois colegas seus ficaram feridos. O atentado foi posteriormente reivindicado pelo Estado Islâmico.

Esta não foi a primeira vez que Xavier Jugelé enfrentou o terrorismo. Foi um dos primeiros polícias a chegar ao Bataclan, na noite de 13 de novembro de 2015, quando a famosa sala de espetáculos foi palco de um massacre que resultou na morte de 90 pessoas. Mais um atentado com o dedo do Estado Islâmico.

Um ano depois, Xavier foi um dos presentes no concerto de Sting que serviu para reabrir o Bataclan. E falou para a revista People: “Estou feliz por estar nesta reabertura tão simbólica. Estamos todos aqui como testemunhas e em defesa dos valores cívicos, em defesa da humanidade. Este concerto celebra a vida e diz ‘não’ aos terroristas.

Amigos de Xavier disseram à revista Marianne, que este já servia há seis anos e que não ficou alheio ao drama dos refugiados: já tinha feito duas viagens à Grécia para ajudar os refugiados que atravessaram o Mediterrâneo. Mas as façanhas de Xavier Jugelé não se ficam por aqui. Este ano tinha recebido um louvor, por ter ajudado a evacuar um prédio, após uma explosão que destruiu dois andares do edifício, em Paris.

Defensor dos direitos da comunidade LGBT, Xavier fazia parte da Flag, uma associação ligada a esta comunidade nas forças policiais. No próximo mês deveria juntar-se à polícia judiciária francesa. Uma vida interrompida pelo terrorismo. As homenagens a este herói sucedem-se.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório