Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Grupo de 26 cidadãos do Qatar raptados em 2015 no Iraque foi libertado

Um grupo de 26 cidadãos do Qatar raptados no sul do Iraque em dezembro de 2015 foi libertado hoje, disse à agência France Presse um alto responsável do Ministério do Interior iraquiano.

Grupo de 26 cidadãos do Qatar raptados em 2015 no Iraque foi libertado
Notícias ao Minuto

16:25 - 21/04/17 por Lusa

Mundo Bagdad

A sua libertação está ligada a um acordo que levou nos últimos dias à evacuação de várias cidades sitiadas na Síria, segundo uma fonte próxima das negociações.

O grupo, que inclui vários membros da família real do Qatar, foi raptado durante uma expedição de caça no sul do Iraque.

O rapto, num sector xiita, nunca foi reivindicado, tendo circulado informação segundo a qual teriam sido intercetados por milícias próximas de Teerão.

Após a sua libertação, os caçadores foram acolhidos hoje pelas autoridades em Bagdad, indicou um conselheiro do ministro, Wahab al-Taee.

Deverão ser entregues, após verificação das identidades, a uma delegação do Qatar, que se encontra na capital iraquiana desde a semana passada.

O acordo para a sua libertação foi "concluído entre a Frente Fateh al-Sham, antigo braço da Al-Qaida na Síria, e os sequestradores", precisou à AFP a fonte próxima das negociações.

Indicou que o acordo incluía a retirada de milhares de habitantes de localidades rebeldes e pró-regime que estavam sitiadas na Síria.

O processo de retirada começou há uma semana, foi interrompido a 15 de abril por um atentado que causou 126 mortos, entre os quais 68 crianças, e retomado alguns dias depois.

Em 2015, 18 trabalhadores turcos também raptados no Iraque foram igualmente libertados devido a um acordo similar sobre o levantamento de cercos a localidades xiitas no norte da Síria.

A Turquia e o Qatar apoiam grupos rebeldes envolvidos no conflito na Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório