Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Novo Banco: Parlamento chumba projetos de nacionalização do Bloco e PCP

O parlamento chumbou hoje dois projetos de lei de BE e PCP em defesa da nacionalização do Novo Banco, e rejeitou também um texto do PSD sobre as condições do empréstimo do Estado ao Fundo de Resolução.

Novo Banco: Parlamento chumba projetos de nacionalização do Bloco e PCP
Notícias ao Minuto

13:59 - 21/04/17 por Lusa

Política Partidos

Os textos de BE e PCP mereceram o voto contra de PS, PSD e CDS-PP, com todas as demais bancadas - "Os Verdes" e PAN" - a acompanharem bloquistas e comunistas.

Já o projeto de resolução do PSD recomendando ao Governo a renegociação das condições do empréstimo do Estado ao Fundo de Resolução da banca teve votos positivos de sociais-democratas e do CDS-PP, abstenção do PAN e votos contra de PS, PCP, BE e "Os Verdes".

Um outro projeto de resolução do BE, advogando "descontentamento pela decisão de venda do Novo Banco sem consulta" ao parlamento foi também chumbado com os votos contra de PS e PSD e a abstenção do CDS.

Antes das votações deu-se um novo debate em plenário sobre o Novo Banco, com a bloquista Mariana Mortágua a arrancar a discussão precisamente defendendo que o tema devia ter vindo à Assembleia da República.

"O BE nunca se colocaria de fora de uma solução que preservasse o controlo público do novo banco. O Governo fez mal em não trazer o assunto à Assembleia", declarou, acusando ainda PSD e CDS-PP de não terem "alternativa real" face à decisão de venda do Governo aos norte-americanos da Lone Star.

PSD e CDS, disse por seu turno o comunista Miguel Tiago, "comprometeram-se perante as instituições europeias com a venda do Novo Banco" e "durante anos esconderam as reais contas desta instituição"

"O atual Governo prosseguiu esse compromisso de PSD e CDS em relação a Bruxelas, de vender o Novo Banco. Não estamos a propor a nacionalização com integração na esfera pública de forma transitória unicamente para limpar a instituição dos prejuízos e entregar a uma entidade privada", continuou o comunista, defendendo a integração da entidade no setor público bancário.

Pelo PSD, o deputado António Leitão Amaro ironizou com o "tempo novo das esquerdas", que considerou representar "negócios ruinosos para os contribuintes mas generosos para a banca".

A governação socialista, continuou, passa por "estoirar sem dó o dinheiro dos contribuintes", com Cecília Meireles, do CDS-PP, a colar PCP e BE ao executivo: "O Governo existe com a legitimidade que os senhores lhe dão", disse a centrista, dirigindo-se aos partidos à esquerda.

Eurico Brilhante Dias, do PS, criticou o PSD por ter "de forma absolutamente irresponsável" empurrado para a frente "um problema com impacto nas contas públicas", vindo hoje pedir a "renegociação de um empréstimo contraído pelo Fundo de Resolução ao tempo" que o deputado Leitão Amaro fazia, inclusive, parte do governo PSD/CDS-PP liderado por Pedro Passos Coelho.

O negócio de venda do Novo Banco à Lone Star prevê a alienação de 75% do banco ao fundo norte-americano, ficando o Fundo de Resolução com 25% (posição que poderá alienar a qualquer momento a um privado).

Contudo, a concretização do negócio ainda está a sujeita a três condições.

Uma delas passa por uma troca de obrigações com vista a melhorar o capital do Novo Banco em 500 milhões de euros, o que implicará penalizações para os seus detentores.

É esperado que seja brevemente apresentada a oferta de troca de obrigações aos seus detentores - sejam clientes institucionais ou de retalho -, desconhecendo-se ainda pormenores da operação.

Por exemplo, poderá ser proposto um corte de juros ou aumento de maturidades dos títulos ou até uma solução que implique as duas modalidades. Também poderá ser proposto uma alteração no preço da obrigação.

Os obrigacionistas serão confrontados com o dilema de, caso não aceitem a solução proposta, o Novo Banco poder ser liquidado, com implicações também para os seus investimentos.

Para já, com o contrato de promessa de compra e venda que foi assinado foi conseguido que desaparecesse o prazo de 02 de agosto de 2017 para o banco ser vendido ou liquidado, existindo o prazo indicativo da venda ser concretizada até ao final do ano, que pode ser dilatado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório