Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

STCP investe 46,7 milhões em 188 novos autocarros a gás e elétricos

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto lançou hoje o concurso público internacional para aquisição de 188 novos autocarros, um investimento de 46,7 ME, numa cerimónia em que o presidente da empresa anunciou um aumento de 9,4% de passageiros.

STCP investe 46,7 milhões em 188 novos autocarros a gás e elétricos
Notícias ao Minuto

12:32 - 21/04/17 por Lusa

Economia Porto

"A empresa registou no primeiro trimestre deste ano mais 9,4% de passageiros relativamente a 2016, o que corresponde a 1,5 milhões de clientes adicionais", afirmou Jorge Delgado na cerimónia que contou com a presença do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

O presidente da STCP considerou que "os números confirmam de uma forma definitiva que se conseguiu inverter a tendência de perda de clientes que era uma constante ao longo dos últimos anos. Em 2016, invertemos essa tendência e arrancamos já em 2017 no primeiro trimestre com este impressivo número de 9,4% passageiros adicionais".

O ministro do Ambiente congratulou-se com o facto de a empresa estar a sair de "uma situação de fragilidade" e a superar "o total descrédito das pessoas relativamente à capacidade que a empresa tinha de os poder servir".

"A partir de setembro [de 2016] começamos a ganhar passageiros e conseguimos chegar ao final do ano com um número marginalmente superior, 0,2 a 0,3%. É um número que só nos deixou muito contentes porque nos quatro anos anteriores tinha perdido 25% dos passageiros e, portanto, mesmo com esta pequena vitoria confesso que já festejamos qualquer coisa", disse.

João Pedro Matos Fernandes classificou, por isso, de "muito importante" a renovação da frota da empresa, referindo que se trata de renovar "aproximadamente 45%" da frota da STCP, que "desde 2011 não comprava nenhum autocarro".

"Retomámos uma muito boa prática que a STCP teve no passado, não muito distante, mas também não recente, que foi o de fazer uma aposta na aquisição, pondo ao serviço autocarros com elevada performance ambiental", sublinhou.

O ministro referiu que os 47 milhões de euros a investir pela STCP "fazem parte de um investimento de 156 milhões público e privado que é aquele que está associado ao aviso do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para aquisição de autocarros de elevada performance ambiental".

"A candidatura da STCP é a maior, seguida da Carris e Transportes do Barreiro. É curioso registar que a empresa que se propõe comprar mais autocarros elétricos é uma empresa privada -- a Auto Viação Feirense -- o que representa de facto que esta é uma vontade do Governo mas também dos mercados e dos cidadãos", acrescentou.

No total, a STCP vai comprar 188 viaturas (173 a gás e 15 elétricas) que "renovarão a frota, não ampliando nem reduzindo a atual. Irão substituir autocarros que em 2020, quando terminarmos a aquisição destas viaturas novas, teriam já entre 19 e 20 anos", referiu Jorge Delgado.

"Este lote de autocarros que vamos comprar vai-nos permitir chegar a 2020 com uma composição da frota com estas características: dos 419 autocarros, que já temos hoje, 77% funcionarão a gás natural comprimido, 4% elétricos e apenas 19% a diesel", sublinhou.

De acordo com o presidente da STCP, o concurso hoje lançado, que será financiado pelo POSEUR, "corresponde a um investimento global de 46,7 milhões de euros e os autocarros chegarão de forma faseada".

"Em 2018 chegarão os primeiros 35 autocarros a gás natural comprimido e os 15 autocarros elétricos. Em 2019 esperamos mais 60 autocarros a gás e em 2020 os últimos 78 deste lote que vamos agora encomendar", acrescentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório