Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Lavar ou não lavar, eis a questão. Cinco coisas que deve e cinco que não

Pode parecer algo de senso comum, mas há coisas que se esquece de lavar antes de comer e outras que lava sem necessidade.

Lavar ou não lavar, eis a questão. Cinco coisas que deve e cinco que não
Notícias ao Minuto

12:30 - 21/04/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Dicas

No que toca a lavar o que come ou bebe é preciso encontrar um certo equilíbrio. Há coisas que precisam mesmo de ser lavadas – sendo que algumas lhe podem passar ao lado -, mas há outras que pode até ser prejudicial fazê-lo.

O site Mashed destacou cinco coisas que tem mesmo de lavar antes de consumir e outras cinco que não precisa de lavar.

Os legumes e as frutas, como certamente saberá, devem ser sempre bem lavados antes de comer. Os alimentos enlatados – legumes, leguminosas ou frutas – também devem ser sempre lavados, pois em geral contêm altos teores de sal e/ou açúcar – além de outros aditivos para manter a estabilidade do produto.

O arroz deve ser lavado antes de cozido, sendo que deve ser passado por água fria e escorrido duas a três vezes antes de ser preparado. Há ainda quem aconselhe a deixá-lo de molho de um dia para o outro para evitar a exposição a arsénio.

Algo que também se pode estar a esquecer de lavar antes de consumir são as latas ou garrafas de bebidas. O site Mashed destaca que estas embalagens estão em contacto com coisas que nem fazemos ideias e que se vai beber diretamente da lata ou da garrafa há que ter cuidados redobrados, devendo lavar e secar muito bem a parte superior.

Também se aconselha que lave as latas e frascos de comida antes de abrir, pelos mesmos motivos apresentados nas bebidas em lata ou garrafa.

Quanto aos alimentos que não requerem lavagem ou que até podem ser perigosos se os lavar, a publicação destaca as carnes cruas. Sendo que no caso da carne de frango, lavá-la pode aumentar o risco de salmonella e espalhar a bactéria pelas superfícies da sua casa.

Saladas ou legumes embalados já tiveram uma pré-lavagem antes de serem colocados nas embalagens, pelo que não necessitarão de ser lavados novamente. Mas atenção a estes produtos, pois os especialistas avisam que trazem o risco acrescido de conter salmonella.

Também deve tentar evitar lavar o peixe cru, pois isso contribui para que as bactérias se espalhem pela sua cozinha. Opte por comprar peixe já arranjado e levado e assim estará pronto a cozinhar.

Não se recomenda que lave os ovos comprados, pois isso aumenta o risco de contaminação cruzada. Antes de serem embalados os ovos já passaram por um processo de lavagem para remover as bactérias, no final do qual lhes foi aplicada uma camada protetora de óleo mineral, não precisa de voltar a lavá-los.

A massa também é algo que não precisa nem deve lavar, seja antes ou depois da sua cozedura. Fazê-lo retirará os seus amidos naturais que lhe dão textura e sabor.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório