Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Presidente eleito lidera veteranos timorenses em visita à Austrália

O Presidente-eleito timorense, Francisco Guterres Lu-Olo, lidera uma delegação de veteranos timorenses que estão esta semana em visita à Austrália, onde participam nos principais eventos que marcam, terça-feira, o dia de memória conhecido como Anzac Day.

Presidente eleito lidera veteranos timorenses em visita à Austrália
Notícias ao Minuto

10:55 - 21/04/17 por Lusa

Mundo Timor-Leste

Comemorado inicialmente para homenagear os membros do Australian and New Zealand Army Corps (ANZAC) que lutaram em Gallipoli na I Guerra Mundial, o Anzac Day (25 de abril) é atualmente um dia de memória de todos os que "serviram e morreram em guerras, conflitos e operações de paz".

Os veteranos timorenses manterão encontros com grupos congéneres australianos, visitarão organizações de apoio a veteranos da guerra e participarão nas cerimónias.

Esta é o quarto ano consecutivo que uma delegação de veteranos timorenses, a maioria ex-elementos do braço armado da resistência timorense, as Falintil, visita a Austrália por ocasião do Anzac Day.

Além de Lu-Olo, fazem parte da delegação a ministra da Solidariedade Social, Isabel Guterres, e Inês Almeida, oficial de Ligação para os Assuntos dos Veteranos do gabinete do primeiro-ministro.

As delegações vão a Hobart, Camberra e Brisbane e farão visitas de curta duração aos centros regionais de Townsville, em Queensland, e Yass, na Nova Gales do Sul, segundo informou o executivo em comunicado.

Em Townsville, irão visitar o quartel de Lavarack, sede da 3.ª Brigada do Exército australiano, que constituiu o núcleo da INTERFET, a Força Internacional de Paz das Nações Unidas para Timor, em 1999, e da Operação Astute, em 2006, em Timor-Leste.

Os veteranos timorenses visitarão também delegações da Liga de militares australianos, veteranos e no ativo, bem como organizações de apoio a antigos oficiais e militares no ativo, como a Mates4Mates, a Veterans Care Association e a Solider On.

"Em todas elas, irão inteirar-se do funcionamento destes serviços, para avaliarem a viabilidade de criação de estruturas de apoio semelhantes em Timor-Leste", explicou o executivo.

Agio Pereira, ministro do Estado e porta-voz do Governo, considerou que a visita "continua a consolidar uma amizade que remonta à Segunda Guerra Mundial, quando os timorenses deram assistência aos comandos australianos, com grandes sacrifícios".

"Nos anos mais recentes, criou-se um novo tipo de relação entre as comunidades de veteranos, de que se destaca o sucesso da iniciativa Timor Awakening. Os laços entre as comunidades de veteranos australianos e de Timor-Leste são um excelente exemplo de um espírito de amizade caracterizado pela cooperação e o respeito mútuo", sublinhou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório