Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Atirador de Paris foi detido no mês passado, mas foi libertado

Homem que se entregou esta manhã em Antuérpia não está envolvido no tiroteio nos Campos Elísios, dizem autoridades belgas. Vários media avançam com a possibilidade de o atacante morto pela polícia já ter estado envolvido em tentativas de homicídio contra as autoridades.

Atirador de Paris foi detido no mês passado, mas foi libertado
Notícias ao Minuto

08:57 - 21/04/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo França

Ao contrário do que foi noticiado inicialmente, o segundo suspeito do ataque de ontem, quinta-feira, nos Campos Elísios, em França, ainda não se entregou às autoridades e poderá continuar a monte. 

As autoridades belgas confirmaram que o homem que se entregou esta manhã em Antuérpia não está a ser investigado por terrorismo.

Já o principal suspeito do ataque, abatido ontem pelas autoridades no local, depois de ter disparado sobre a polícia é, segundo avançam vários media, Karim Cheurfi, de 39 anos, que já era conhecido pelas autoridades.

Cheurfi chegou mesmo a ser detido em fevereiro por suspeita de planear a morte de agentes da autoridade, contudo foi libertado por falta de provas.

O The Guardian, citando o jornal francês Le Parisien, noticia que Cheurfi terá cumprido 15 anos de prisão, acusado de três tentativas de homicídio contra agentes da polícia, em 2001. 

O procurador francês, François Milins, no entanto, não confirmou a identidade do suspeito. “Não vou revelá-la, uma vez que as investigações ainda estão em curso, em particular para determinar se existem ou não provas do envolvimento [no ataque], disse, citado pela BBC.

O Daesh reivindicou o ataque, nomeando Cheurfi como Abu Yusuf al-Beljiki, ou simplesmente o Belga.

As autoridades francesas revistaram ainda esta manhã uma casa nos subúrbios de Paris, em Chelles. Três familiares do responsável pelo atentado, que foi abatido pelas autoridades, estão a ser interrogados pela polícia, afirma a Reuters.

O ataque da noite passada na Avenida dos Campos Elísios provocou dois mortos, entre eles um dos suspeitos, e três feridos.

[Atualizado às 11h10]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório