Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Detido suspeito de ataque ao autocarro do Dortmund

Sergei V., de 28 anos, foi acusado de tentativa de homicídio. Tinha como objetivo obter lucro através de especulação no mercado de ações.

Detido suspeito de ataque ao autocarro do Dortmund
Notícias ao Minuto

07:33 - 21/04/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alemanha

As autoridades alemãs prenderam esta sexta-feira um homem suspeito de estar por trás do ataque contra o autocarro do Borussia Dortmund.

O homem de 28 anos, identificado como Sergei V., que tinha nacionalidade alemã e russa, está acusado de tentativa de homicídio.

O motivo que alegadamente o terá levado a colocar explosivos perto do autocarro da equipa de futebol prende-se com razões económicas, afirma a BBC, citando declarações da procuradoria alemã.

Sergei V., que estava hospedado no mesmo hotel da equipa alemã, pretendia obter lucro através de especulação no mercado, tendo comprado, antes do jogo e do ataque, ações do Borussia Dortmund.

Segundo o comunicado da procuradoria citado pela BBC, o suspeito terá adquirido 15 mil ações, no valor de 78 mil euros. Se as ações do Borussia Dortmund caíssem na sequência do ataque, Sergei V. teria um lucro bastante superior ao valor investido inicialmente.

Muito se especulou sobre a autoria do ataque do passado dia 11 de abril. Inicialmente, a polícia alemã seguiu a pista de que se trataria de um ataque terrorista com ligações ao extremismo islâmico ou à extrema-direita.

Na sequência desta investigação estiveram cartas encontradas perto do local das explosões que, dizem agora as autoridades, terão sido colocadas para levar as pessoas a pensarem que o terrorismo estava por trás do ataque.

Marc Bartra, defesa espanhol da equipa alemã, ficou ferido na sequência das três explosões, bem como um polícia. O jogo foi adiado para o dia seguinte e o Mónaco acabou por vencer o Dortmund por 3-2.

[Atualizado às 08h08]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório