Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Incêndios: Risco máximo em nove concelhos e muito elevado em 32

Nove concelhos apresentam hoje risco 'Máximo' de incêndio e outros 32 estão com risco 'Muito Elevado', segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Incêndios: Risco máximo em nove concelhos e muito elevado em 32
Notícias ao Minuto

07:14 - 21/04/17 por Lusa

País IPMA

De acordo com o IPMA, estão em risco 'Máximo' de incêndio os concelhos de Arganil, Pampilhosa da Serra e Góis, no distrito de Coimbra, Oleiros (Castelo Branco), Castanheira de Pêra e Pedrógão Grande (Leiria), Mação e Sardoal (Santarém) e Monchique (Faro).

Já em risco 'Muito Elevado' estão 32 concelhos dos distritos de Coimbra, Guarda, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Setúbal, Beja e Faro, no segundo dia do aviso à população emitido pela proteção civil por causa do perigo de incêndios, que vigora até sábado.

O IPMA atribui ainda risco 'Elevado' de incêndio a mais de uma centena de outros municípios de norte a sul do país.

O restante território de Portugal continental está em risco 'Moderado' ou 'Reduzido'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

As regiões norte e centro são as visadas no alerta para perigo de incêndios florestais emitido na quarta-feira pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

No aviso à população, a ANPC lembra que a lei proíbe queimadas e refere as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que apontam para temperaturas entre os 28 e os 30 graus na generalidade do território e vento moderado a forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas.

O IPMA prevê para hoje céu puco nublado, com períodos de maior nebulosidade a partir da tarde, com possibilidade de períodos de chuva nas regiões centro e sul.

O vento vai soprar moderado a forte na região norte e as temperaturas máximas devem subir até aos 27 graus em Braga e Santarém, 26 em Viana do Castelo, Porto e Leiria, 25 em Évora, Lisboa e Coimbra, 24 em beja e Vila Real e 21 em Faro.

Nas ilhas, está previsto céu muito nublado e períodos de chuva nos Açores, onde as temperaturas máximas chegarão aos 19 graus (Ponta Delgada), e céu com períodos de muita nebulosidade e aguaceiros fracos na Madeira, onde os termómetros subirão até aos 21 graus (Funchal).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório