Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Presidente Maduro acusa Bogotá de preparar atentado contra guerrilha

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou hoje o Governo do homólogo colombiano, Juan Manuel Santos, de estar a preparar um atentado contras o movimento de guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Presidente Maduro acusa Bogotá de preparar atentado contra guerrilha
Notícias ao Minuto

07:08 - 21/04/17 por Lusa

Mundo Venezuela

"Continuam a matar dirigentes camponeses, estudantis e operários, e estão a preparar um ataque contra as FARC (...) contra os líderes que assinaram a paz", disse Maduro, citando informações dos serviços secretos.

As declarações do Presidente da Venezuela têm lugar depois de o homólogo colombiano ter pedido ponderação ao Governo venezuelano na entrega de armamento às milícias. Juan Manuel Santos também disse aos jornalistas que a revolução bolivariana fracassou.

Maduro sublinhou que o Governo colombiano e as FARC "assinaram um acordo de paz graças a [Hugo] Chávez e a mim", de acordo com as declarações transmitidas pela televisão venezuelana.

Hugo Chávez foi Presidente da Venezuela entre 1999 e 2013.

"Vou divulgar todas as gravações e todos os segredos que tenho do processo de paz, para que se saiba que o processo de paz na Colômbia tem sido uma farsa", frisou.

Nicolás Maduro acrescentou que mais de cinco milhões de colombianos estão a viver na Venezuela. Este ano, chegaram 35 mil para fugir "do desemprego, da miséria, da fome, dos paramilitares, da falta de liberdade e democracia".

"A Colômbia é um Estado falido", frisou.

Nos últimos meses, a imprensa colombiana tem noticado que milhares de venezuelanos atravessam frequentemente a fronteira para conseguir alimentos e medicamentos no país vizinho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório