Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Artemrede põe em palco experiências de bairros sociais

Dez jovens dos 16 aos 25 anos estreiam-se hoje na interpretação teatral, com 'Histórias em viagem', apanhado de experiências que viverem ou ouviram, e que levam a cena no bairro da Outurela, em Oeiras, numa produção Artemrede.

Artemrede põe em palco experiências de bairros sociais
Notícias ao Minuto

10:00 - 21/04/17 por Lusa

Cultura Histórias em viagem

Este é o segundo espetáculo do Projeto Odisseia, que teve início em 2016 e termina em 2018, com o objetivo de promover a integração social de jovens residentes em bairros desfavorecidos, disse hoje à agência Lusa uma das responsáveis da Artemrede, que gere o Odisseia.

O projeto, cofinanciado pelo Programa Partis da Fundação Calouste Gulbenkian, visa a capacitação artística de jovens com idades entre os 16 e os 25 anos, destacou à Lusa a diretora executiva da Artemrede, Marta Martins.

"Histórias em viagem" é produzido pela Artemrede e pela Associação Cultural Radar 360 e, depois da estreia, hoje à noite, no bairro da Outurela, a peça ficará em itinerância pelos outros concelhos que fazem parte do projeto -- Almada, Barreiro, Moita, Santarém e Sesimbra.

A obra explora a linguagem artística do teatro de rua, do teatro físico, da dança, do cinema e da música, e conta ainda com a interpretação de dois atores e dois bailarinos profissionais.

O processo criativo deste espetáculo implicou, numa primeira fase, a visita dos diretores artísticos da companhia Radar 360°, Julieta Rodrigues e António Oliveira, a cada território para um primeiro contacto com a população local no sentido de compreender os seus interesses.

Fazendo uso do espaço público e acompanhados pelo artista plástico Ícaro Pintor e pelo sonoplasta João Bento, passaram a dar a conhecer o projeto e a proceder à recolha de imagens e sons.

Em cada município, foram desenvolvidas ações de formação de teatro físico e de rua, de música experimental e novas tecnologias, movimento e artes plásticas.

Estas formações, organizadas em articulação com os técnicos de intervenção social e cultural dos seis municípios e com a cooperativa social RUMO, permitiram reconhecer, identificar e experimentar espaços exteriores de intervenção e criar arquivos de sons, histórias, movimentos, objetos e texturas plásticas, por forma a gerar conteúdos próprios e transdisciplinares, explicou Marta Martins à Lusa.

Os profissionais e a equipa de dez jovens selecionados para a peça estão, desde o passado dia 03, em residência artística no bairro da Outurela, a preparar o espetáculo de hoje, que repetem no sábado.

Os próximos espetáculos de "Histórias em viagem" realizam-se nos dias 28 e 29, na Cidade Sol (Barreiro), 26 e 27 de maio, em S. Domingos (Santarém), 09 e 10 de junho, no Vale da Amoreira (Moita), 16 e 17 de junho na Quinta do Conde (Sesimbra) e a 30 de junho e 01 de julho, na Trafaria (Almada).

'Histórias em viagem' tem direção artística de António Oliveira e Julieta Rodrigues e interpretação de Inês Lua e Bernardo Ribeiro, no teatro físico, e de João Santiago e Chiara Zompa, na dança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório