Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Associação do setor do calçado vai hoje a votos com dois concorrentes

O sucessor de Fortunato Frederico na direção da Associação Portuguesa do Calçado vai ser escolhido hoje num inédito processo eleitoral, que pela primeira vez, em 42 anos, será disputado por duas listas.

Associação do setor do calçado vai hoje a votos com dois concorrentes
Notícias ao Minuto

06:14 - 21/04/17 por Lusa

País Calçado

A associação era presidida há 18 anos pelo líder do grupo Kyaia (dono da marca Fly London), Fortunato Frederico, que em fevereiro anunciou que não se recandidataria a um novo mandato.

Na corrida à liderança está Luís Onofre, convidado pela atual direção para formar uma lista "de consenso" -- a lista A, e Sérgio Cunha, que presidia à mesa da assembleia-geral da Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS) e que se apresentou no último dia do prazo para a entrega de candidaturas.

Sérgio Cunha admitiu, em declarações ao Jornal de Notícias/Dinheiro Vivo, ter ficado desagrado com a indigitação de Luís Onofre ainda antes da realização da assembleia-geral que daria início ao processo eleitoral.

Líder do grupo familiar Pedreiras, de Felgueiras, que emprega três centenas de trabalhadores em cinco empresas, Sérgio Cunha quer "renovar, honrando, o importante legado de Fortunato Frederico", cuja saída considera impor "uma verdadeira renovação numa associação que representa um setor que se tem vindo destacar no universo das exportações e balança comercial portuguesas".

Já Luís Onofre apresentou-se como candidato após um "convite inesperado" da atual direção da associação, assumindo que a sua lista é de continuidade e reúne "a equipa de empresários que ajudou a tornar a APICCAPS num exemplo do movimento associativo, em Portugal e no estrangeiro".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório