Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

"Suspeição afasta da política qualquer pessoa com bom senso"

Manuela Ferreira Leite falou, no habitual comentário na TVI24, sobre o caso de empregos fictícios que envolveram François Fillon e lamentou o crescente clima de "suspeição".

"Suspeição afasta da política qualquer pessoa com bom senso"
Notícias ao Minuto

00:31 - 21/04/17 por Notícias Ao Minuto

Política Ferreira Leite

No seu comentário semanal na TVI 24, Manuela Ferreira Leite comentou, esta quinta-feira, as suspeitas de corrupção em torno de François Fillon, um dos candidatos às presidenciais francesas. Em causa estão os empregos fictícios para a mulher e filhos.

Manuela Ferreira Leite considerou que "é moralmente condenável aquilo de que François Fillon é acusado, mas na altura em que foi executado era a prática normal para toda a gente. Isto é, não havia ninguém que não fosse deputado europeu ou que tivesse uma função europeia, em relação à qual tinha direito a ter um apoio administrativo, que não tivesse levado a mulher, a irmã ou o filho. Esse ato foi praticado quando não tinha essa censura geral. Passou-se do oito para o oitenta, e todos são suspeitos”.

Ferreira Leite lamentou, por isso, o clima de suspeição em torno dos políticos que agora se instala. “Suspeição sobre qualquer político afasta da política qualquer pessoa com o mínimo de bom senso”. E disse recear que esta situação leve a desempenhar funções políticas apenas “quem faça um corte radical com a realidade, portanto que não tenha passado nem futuro. Não ter passado nem ter futuro, e que isso abranja a família e os amigos”.

Apesar de considerar que a função política tem de ser melhorada, a antiga ministra das Finanças afirmou discordar da forma que está a ser seguida porque assim “só pode ir para a política quem não espera ter passado nem futuro, e quem não espera ter passado nem futuro, talvez também não seja grande coisa para a política”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório