Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

INEM conclui instalação da rede SIRESP em hospitais

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou hoje a conclusão da instalação de rádios SIRESP nos hospitais do Plano de Contingência do Ministério da Saúde para o Centenário das Aparições de Fátima.

INEM conclui instalação da rede SIRESP em hospitais
Notícias ao Minuto

21:18 - 20/04/17 por Lusa

País Visita do Papa

"O INEM está a instalar equipamentos rádios SIRESP [Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal] nos hospitais do segundo e terceiro eixos do Plano de Contingência do Ministério da Saúde", informou o INEM em comunicado, explicando que este "rádio passará a funcionar como rede de comunicação dedicada entre o instituto e os hospitais, constituindo-se como redundância da rede telefónica habitual, e estará operacional 24 horas por dia".

Segundo o INEM, a utilização da rede rádio SIRESP "permite responder com eficácia a todos os desafios colocados às forças de segurança e de proteção civil na sua atuação diária ou em cenários de emergência", como catástrofes, acidentes ou incêndios de grandes proporções.

Na mesma nota, o INEM esclarece que, no âmbito do Plano de Contingência do Ministério da Saúde para o Centenário das Aparições, "o primeiro eixo de resposta a eventuais necessidades de cuidados de saúde será assegurado pela emergência médica pré-hospitalar".

"O segundo eixo será garantido pelos hospitais em maior proximidade geográfica e será composto pelo hospital distrital de Santarém" e centros hospitalares do Médio Tejo, Oeste e Leiria.

O INEM adianta que "existirá ainda um terceiro eixo", constituído por unidades hospitalares com "serviços de urgência polivalentes e maior capacidade para doentes críticos", os centros hospitalares do Porto, São João, Lisboa Central, Lisboa Ocidental, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Centro Hospitalar Lisboa Norte.

"Os últimos dois centros hospitalares estarão em primeira linha para as situações mais graves, oferecendo sempre uma alternativa", refere o INEM.

A colocação do rádio SIRESP no hospital de Santa Maria, do Centro Hospitalar Lisboa Norte, na sexta-feira, conclui o processo de instalação destes equipamentos nos hospitais do segundo e terceiro eixos do Plano de Contingência e decorre às 16:00 com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

O papa Francisco será o quarto papa a visitar Fátima, a 12 e 13 de maio, e vai presidir ao centenário dos acontecimentos na Cova da Iria. Em Fátima, Francisco vai ainda canonizar os beatos Francisco e Jacinta Marto.

Os anteriores papas a estar em Fátima foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório