Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Alunos do básico foram a votos para eleger o livro preferido

'O Principezinho' de Antoine Saint-Exupéry, 'Avozinha gângster', de David Walliams, e 'A culpa é das estrelas', de John Green, são os livros preferidos dos alunos do ensino básico, segundo os resultados de uma eleição hoje divulgados.

Alunos do básico foram a votos para eleger o livro preferido
Notícias ao Minuto

20:58 - 20/04/17 por Lusa

País Ensino

A iniciativa 'Miúdos a Votos' é promovida pela revista 'Visão Júnior' em parceria com a Rede de Bibiliotecas Escolares e procurou, através da votação dos livros preferidos pelos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, envolver crianças e jovens no processo eleitoral e estimular a leitura e a cidadania.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, esteve hoje na Escola Secundária Vergílio Ferreira, em Lisboa, no encerramento da iniciativa onde foram anunciados os vencedores e que considerou "um evento importante", que, "basicamente, troca por miúdos o processo eleitoral", ao qual já tinha assistido, em fase de campanha, numa escola em Sintra.

"Foi muito interessante ver como as turmas apresentavam livros. Muitas das turmas uniam-se em coligação para juntar força, capacidade eleitoral. Depois faziam vídeos, páginas no Facebook, cartazes e mimetizavam o processo eleitoral. Até chegarmos aqui ao momento eleitoral", disse Brandão Rodrigues.

No total votaram na eleição dos livros preferidos, que decorreu a 17 de março, 53.666 alunos do ensino básico: 17.087 do 1.º ciclo, 18.326 do 2.º ciclo e 18.253 do 3.º ciclo, segundo dados da organização, que contou com o apoio da Pordata, uma base de dados estatísticos.

Os alunos do 1.º ciclo, que elegeram 'O Principezinho' como o seu preferido, votaram em 2.º lugar no livro 'Porque é que os animais não conduzem', de Pedro Seromenho, e em 3.º lugar no livro 'O tubarão na banheira', de David Machado, sendo que os autores dos dois últimos marcaram presença no encerramento da iniciativa.

Já os alunos do 2.º ciclo, que elegeram 'Avozinha gângster' como o preferido, colocaram em 2.º lugar 'Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling, e em 3.º lugar o vencedor entre os alunos do 1.º ciclo, 'O Principezinho'.

Para os alunos do 3.º ciclo a preferência recaiu sobre 'A culpa é das estrelas', aos quais se seguiram 'O Diário de Anne Frank', um relato de uma adolescente judia sobre os dias que viveu escondida com a família da polícia nazi e do seu posterior envio para um campo de concentração, colocando no último lugar do pódio 'O rapaz do pijama às riscas', de John Boyne, também sobre o Holocausto, na perspetiva de uma criança que vivia lado a lado com um campo de concentração sem saber do que se tratava.

As listas de livros que foram a votação são resultado das sugestões dos próprios alunos, que ao todo acabaram por sugerir mais de dois mil títulos diferentes.

Face ao número de escolas existentes no país, a participação nesta votação abrangeu 3,4% das escolas do 1.º ciclo, 11,9% das escolas do 2.º ciclo e 9,8% do 3.º ciclo, maioritariamente públicas.

Segundo a organização, das 404 escolas inscritas na iniciativa há três fora do território nacional, mas em países lusófonos: o Colégio Português de Luanda e a Escola Portuguesa de Lubango, ambos em Angola e a Escola Portuguesa de Díli, em Timor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório