Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Erdogan encerra debate sobre referendo e anuncia encontro com Trump

O Presidente turco deu hoje por encerrado o debate sobre o referendo constitucional e indicou que vai encontrar-se com Donald Trump em meados de maio, em Washington, pela primeira vez desde a tomada de posse do novo Presidente norte-americano.

Erdogan encerra debate sobre referendo e anuncia encontro com Trump
Notícias ao Minuto

18:55 - 20/04/17 por Lusa

Mundo Turquia

Recep Tayyip Erdogan disse, em declarações à cadeia televisiva turca A News, que se vai reunir com o seu homólogo norte-americano no decurso de uma deslocação aos Estados Unidos e logo após uma visita oficial à China que deverá terminar em 15 de maio.

Erdogan referiu-se também ao debate sobre o resultado do referendo constitucional de domingo passado, que a oposição não reconhece, afirmando que deve dar-se por encerrado devido à decisão do Supremo Conselho Eleitoral (YSK).

"Nem o tribunal Constitucional nem o tribunal de Estrasburgo são as autoridades competentes. O YSK tomou uma decisão definitiva e este assunto terminou", disse o chefe de Estado à cadeia turca.

Erdogan respondeu desta forma à advertência do Partido Republicano do Povo (CHP, oposição), de que vai recorrer ao Tribunal Constitucional turco e ao Tribunal Europeu dos direitos humanos em Estrasburgo para impugnar a decisão do YSK turco.

"Não há direito de faltar ao respeito da vontade popular", acrescentou, numa referência à promessa do CHP de utilizar todas as opções legais para impugnar o resultado do plebiscito, no qual 51,4% de votantes disse 'sim' à reforma constitucional que prevê a concentração dos poderes executivos no presidente.

Erdogan também questionou a imparcialidade da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), cuja missão de observadores denotou graves irregularidades no referendo de domingo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório