Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Tribunal reconhece ligação entre uso excessivo do telemóvel e tumor

Um tribunal italiano reconheceu a ligação entre o aparecimento de um tumor benigno no cérebro e a utilização excessiva do telemóvel num homem e determinou que lhe seja paga uma pensão mensal até ao fim da vida.

Tribunal reconhece ligação entre uso excessivo do telemóvel e tumor
Notícias ao Minuto

16:10 - 20/04/17 por Lusa

Mundo Itália

A decisão, tomada pelo tribunal de Ivrea, norte de Itália, a 11 de abril, reconhece haver relação entre o aparecimento de um neurinoma num homem de 57 anos cujo trabalho numa grande empresa o obrigava a usar o telemóvel três a quatro horas por dia durante 15 anos.

O "veredicto reconhece a relação de causalidade entre uma utilização inapropriada do telemóvel e um tumor cerebral", anunciaram os advogados do queixoso.

"É preciso refletir sobre este problema e tomar medidas", acrescentaram. As partes podem recorrer da decisão.

O tumor, diagnosticado em 2010, é benigno, mas teve de ser removido cirurgicamente num procedimento que, por implicar a retirada do nervo acústico, implica surdez.

O especialista nomeado pelo tribunal determinou uma incapacidade de 23% e o coletivo condenou o Instituto Nacional de Seguro contra Acidentes de Trabalho (INAIL) a pagar uma indemnização vitalícia de 500 euros mensais.

Os estudos realizados até ao momento não permitem tirar uma conclusão definitiva sobre a eventual relação entre cancro e o uso excessivo do telemóvel.

Até ao momento, os especialistas admitem apenas que uma tal relação é possível, pelo que devem ser realizados mais estudos e, como precaução, devem preferir-se os 'kits' mãos-livres e as mensagens (sms).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório