Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

UE vai afastar grupos britânicos de contratos europeus

A União Europeia (UE) começa a afastar as empresas britânicas dos multimilionários contratos europeus e a aconselhar as empresas com sede no Reino Unido a transferir-se para outro dos 27 Estados-membros, noticia hoje o Financial Times.

UE vai afastar grupos britânicos de contratos europeus
Notícias ao Minuto

12:56 - 20/04/17 por Lusa

Mundo Brexit

O jornal cita um memorando interno de altos funcionários da Comissão Europeia para os seus colaboradores que refere a necessidade de evitar "complicações adicionais desnecessárias" com o Reino Unido antes de 2019, ano previsto para o 'Brexit'.

O texto pede explicitamente aos funcionários europeus para encorajarem as empresas radicadas no Reino Unido a preparar "as repercussões legais" da saída do país da UE e considerar a abertura de delegações num dos outros 27 Estados-membros para que possam manter as autorizações de atividade económica.

O memorando, enviado uma semana depois de a primeira-ministra britânica, Theresa May, ter ativado o artigo 50.º do Tratado de Lisboa, refere que o Reino Unido começa imediatamente a perder influência, apesar de manter as obrigações e direitos formais de Estado-membro até deixar de o ser.

Sempre que legalmente possível, a Comissão Europeia e as suas agências devem "ter em conta", na contratação de pessoal e assinatura de contratos, que o Reino Unido pode ser "um país terceiro" dentro de dois anos, segundo o texto.

O memorando é assinado pelo secretário-geral da Comissão Europeia, Alexander Italianer, pelo chefe de gabinete do presidente da Comissão, Martin Selmayr, e pelo negociador da UE para o 'Brexit', Michel Barnier, segundo o Financial Times.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório