Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Manuel Clemente saúda canonização de pastorinhos em Fátima

O cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, saudou hoje "com muita alegria" a notícia da canonização dos dois pastorinhos Jacinta e Francisco, a 13 de Maio pelo papa Francisco, em Fátima.

Manuel Clemente saúda canonização de pastorinhos em Fátima
Notícias ao Minuto

12:00 - 20/04/17 por Lusa

País Religião

com muita alegria que recebemos a notícia da canonização de Francisco e Jacinta na sua terra", escreveu Manuel Clemente na sua conta do Twitter.

O patriarca acrescenta, num segundo 'tweet', uma referência à mensagem de Fátima: "Mais viva fica ainda a celeste notícia que aí mesmo nos transmitiram!". Em declarações à Rádio Renascença, Manuel Clemente afirmou que a canonização das duas crianças em Fátima compromete os portugueses com o exemplo dos pastorinhos.

O patriarca afirmou que esta cerimónia tem o significado especial de "fazer com que o que foi o percurso dos pastorinhos, no sentido de adesão a Deus e às propostas da mãe de Deus de conversão, de interesse por todos, realmente persistente" se associe ao "comportamento e conduta" dos portugueses, conclui.

Entretanto, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou "imensa alegria" com o facto de a canonização dos beatos Francisco e Jacinta se realizar em Fátima.

Numa nota publicada na página da Internet da CEP e assinada pelo seu secretário e porta-voz, padre Manuel Barbosa, o episcopado renova "a mesma congratulação que manifestou aquando da aprovação do milagre necessário para a sua canonização", a 23 de março.

"O Centenário das Aparições, a canonização de Francisco e Jacinta Marto, e a presença do Santo Padre entre nós são motivos maiores para estarmos todos, peregrinos na esperança e na paz, em sintonia de oração e de acolhimento do dom da santidade", refere a nota.

Os bispos expressam ainda o desejo de que "o exemplo de vida de Francisco e Jacinta Marto, agora apresentados a toda a Igreja como modelos e intercessores da santidade, contribua" para se intensificar "a vivência da mensagem que Nossa Senhora" ofereceu em Fátima.

O Vaticano anunciou hoje que o papa Francisco vai canonizar os dois pastorinhos Jacinta e Francisco durante a sua visita a Fátima, a 13 de maio.

O anúncio foi feito por Francisco no Consistório, reunião formal de cardeais, no Palácio Apostólico do Vaticano, em que foram fixadas as datas para a cerimónia de canonização de 37 futuros santos.

Francisco e Jacinta morreram ainda crianças, pouco depois de, com a sua prima Lúcia de Jesus (1907-2005), terem estado na origem do fenómeno de Fátima, entre maio e outubro de 1917.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório