Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Running pode ser contagioso... e isso é bom

O comportamento das pessoas que nos são próximas tende a influenciar o nosso… especialmente no que diz respeito ao exercício físico.

Running pode ser contagioso... e isso é bom
Notícias ao Minuto

13:40 - 20/04/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Quando um dos nossos melhores amigos começa a treinar de forma regular é quase inevitável não entrar no mesmo ritmo. O mesmo acontece com a corrida – até de uma forma mais clara – e a ciência concluiu agora que o running pode ser, na verdade, contagioso.

Publicado na revista Nature Communications, o estudo levado a cabo pelo MIT Sloan School of Management – o maior sobre o tema até à data e com mais de um milhão de participantes – revela que a partilha de informação sobre o treino através de aplicações móveis faz com que as pessoas não só treinem mais, como se influenciem umas às outras, numa espécie de contágio social.

Na prática, conta o The New York Times, as pessoas tendem a correr mais vezes, mais longe e mais depressa se os amigos usarem as mesmas aplicações onde partilham os resultados de cada treino. Este efeito de contágio é visível em todo o tipo de atividade física, mas o estudo acabou por concentrar-se mais na corrida, uma vez que era a modalidade mais praticada pela maioria dos participantes.

Diz o estudo que por cada quilómetro corrido por uma pessoa, os restantes amigos e parceiros de ‘app’ corriam meio quilómetro a mais. E por cada dez minutos de corrida a mais, verificava-se um aumento de cinco minutos no tempo corrido pelos colegas.

Uma vez que o estudo concluiu também que a obesidade pode ser contagiosa entre amigos – isto é, os maus hábitos alimentares podem enraizar-se no leque mais próximo de ligações -, o contágio associado à atividade física é um aspeto positivo, pois não só ajuda a criar novos e melhores hábitos, como promove uma melhor qualidade de vida e saúde.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório