Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Como cuidar da saúde dos olhos em época de alergias

Mesmo com as temperaturas a oscilarem ao longo da semana, a época das alergias está oficialmente aberta. Veja como proteger os olhos.

Como cuidar da saúde dos olhos em época de alergias
Notícias ao Minuto

12:00 - 20/04/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

É com a chegada da primavera que chegam os primeiros sinais de alergia, acompanhados por espirros contínuos, lágrimas nos olhos, ardor de garganta e até dificuldade a respirar.

A alergia é o resultado de uma resposta intenso do organismo a um agente não tolerado, ou seja, a um componente alergénico. Em Portugal, destaca a CUF, são os ácaros e o pó doméstico os dois principais causadores de alergia na população, contudo, o pólen e os fungos podem também promover e agravar esta condição.

Os olhos são das partes do corpo que ‘mais sofrem’ nesta época do ano, sendo as conjuntivites alérgicas uma das consequências mais comuns. A pensar em todas as pessoas que sofrem deste mal, o site Buena Vida do jornal As listou os oito conselhos mais certeiros para cuidar da saúde dos olhos durante a época de alergias (e já agora, aposte também na alimentação).

1 – Conhecer a alergia e o agente alergénico, de forma a encontrar junto do médico uma forma de prevenção e tratamento mais eficaz;

2 – Manter a boa higiene ocular, evitando tocar nos olhos com as mãos ou dormir com maquilhagem;

3 – Evitar o uso de lentes de contacto ou alternar mais vezes com o uso de óculos;

4 – Apostar nos óculos de sol, pois ajudam a evitar o contacto dos olhos com alguns dos agentes alergénicos que se propagam no ar;

5 – Tomar banho quando chegar a casa, de forma a eliminar os vestígios dos poluentes que se acumulam no corpo, cabelo e roupa ao longo do dia;

6 – Praticar menos exercício ao ar livre, ou optar por fazê-lo mais à noite;

7 – Lavar sempre as mãos com água e sabão, especialmente depois de tocar num olho possivelmente afetado;

8 – Hidratar os olhos ao longo do dia, recorrendo a gotas ou lágrimas artificiais que tenham sido aconselhadas pelo médico ou farmacêutico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório