Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Preço do dólar nas ruas de Luanda estabilizado nos 355 kwanzas

O preço para comprar uma nota de dólar norte-americano nas ruas de Luanda manteve-se praticamente inalterado na última semana, estando hoje a custar a partir de 355 kwanzas (menos de dois euros).

Preço do dólar nas ruas de Luanda estabilizado nos 355 kwanzas
Notícias ao Minuto

09:19 - 20/04/17 por Lusa

Economia Divisas

Esta cotação, informal, contrasta com a subida da semana anterior e depois de no final de março o mercado de rua ter apresentado também uma valorização, o que então aconteceu pela primeira vez em mais de um mês.

Na segunda quinzena de março, cada dólar chegou a ser vendido pelas 'kinguilas' de Luanda, como são conhecidas as mulheres que se dedicam à compra e venda de divisas, a 340 kwanzas (1,90 euros), mínimos do ano, ainda assim mais do dobro da taxa de câmbio oficial definida pelo Banco Nacional de Angola (BNA) e que está inalterada há um ano.

Na ronda realizada hoje pela Lusa, foi possível encontrar em Luanda quem vendia cada dólar entre os 355 kwanzas e os 365 kwanzas, praticamente idêntico à semana anterior.

Estes valores contrastam com o pico de 500 kwanzas (2,85 euros) por cada dólar dos primeiros dias de janeiro, no mercado de rua, mas, apesar das descidas desde então, mantêm-se as limitações no acesso a divisas nos bancos, inclusive nas contas em moeda estrangeira. A situação torna a venda paralela, para muitos nacionais e estrangeiros, a única forma de aceder a dólares ou euros em Angola.

A taxa de câmbio oficial cifra-se atualmente em cerca de 166 kwanzas (95 cêntimos de euro) por cada dólar, quando antes do início da crise das receitas do petróleo, ainda em 2014, era de 100 kwanzas.

As quebras consecutivas na cotação do mercado informal são justificadas no mercado informal com a falta de kwanzas suficientes para realizar as trocas, valorizando dessa forma a moeda nacional.

Angola tinha em circulação, em fevereiro, notas e moedas no valor de 435.659 milhões de kwanzas (2.420 milhões de euros), uma nova quebra mensal, de quase 3% e que se soma aos 10% retirados em janeiro, medida definida pelo BNA e que tem vindo a permitir a valorização da moeda nacional no mercado paralelo.

A atividade das 'kinguilas' foi condenada este mês pelo governador do BNA, advogando o seu fim: "Não podemos ter, no nosso país, determinadas ruas que definem a referência do preço, onde se vendem dólares ou euros. Não podemos ter este nível de fluxo financeiro no mercado informal, que tem um grande impacto sobre o sistema financeiro; não podemos ter o nível de uso de notas que temos estado a ter", justificou Valter Filipe.

Devido à falta de moeda estrangeira, os empresários que necessitam de importar matéria-prima estão agora obrigados a dirigir uma carta ao Ministério da Indústria para solicitarem divisas nos bancos, enquanto os não residentes cambiais já não podem levantar dólares ou euros nas próprias contas, por determinação do banco central.

As taxas de rua já estiveram próximas dos 600 kwanzas por cada dólar em agosto e julho, depois de máximos de 630 kwanzas em junho, face à falta de dólares nos bancos.

Angola vive desde finais de 2014 uma profunda crise financeira e económica decorrente da quebra para metade nas receitas com a exportação de petróleo, tendo desvalorizado o kwanza, face ao dólar, em 23,4% em 2015 e mais 18,4% ainda no primeiro semestre de 2016.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório