Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Vice-Presidente dos EUA na Indonésia para debater comércio e segurança

O vice-Presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, iniciou hoje uma visita de dois dias à Indonésia para reforçar as relações comerciais bilaterais, a segurança regional e a luta contra o terrorismo.

Vice-Presidente dos EUA na Indonésia para debater comércio e segurança
Notícias ao Minuto

08:34 - 20/04/17 por Lusa

Mundo Mike Pence

Pence deve encontrar-se com o Presidente indonésio, Joko Widodo, antes de se reunir com o vice-presidente, Jusuf Kalla, com quem vai abordar as relações entre os dois países.

A reunião do responsável norte-americano e o homólogo indonésio deverá ser dominada pelo comércio bilateral, com os Estados Unidos a reforçar em desenvolver as relações comerciais na região depois de terem abandonado o Acordo Transpacífico (TPP).

No diálogo com os líderes indonésios, Pence deverá abordar as disputas territoriais no Mar do Sul da China, onde se registaram vários incidentes entre barcos indonésios e chineses nas ilhas Natuna.

Após as reuniões, Pence vai visitar a mesquita Istiqlal de Jacarta, a maior do país, e participar num diálogo inter-religioso com vários líderes. Cerca de 90% dos 250 milhões de indonésios são muçulmanos.

À tarde, Pence vai reunir-se com o secretário-geral da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), cuja sede é em Jacarta, e que este ano celebra 40 anos de relações os Estados Unidos.

Pence termina a visita à Indonésia na sexta-feira, com um encontro com empresários e a assinatura de memorandos de colaboração nos setores da energia e tecnologias de informação.

A deslocação à Ásia do vice-Presidente norte-americano termina, no sábado, na Austrália.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório