Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Ainda não é hoje as nuvens vão dar tréguas

De acordo com o IPMA, parte do território nacional será durante o dia de hoje afetado por alguns aguaceiros. Atenção ainda à exposição à radiação UV.

Ainda não é hoje as nuvens vão dar tréguas
Notícias ao Minuto

06:58 - 20/04/17 por Lusa

País IPMA

O IPMA prevê, para hoje, para Portugal continental céu geralmente pouco nublado, apresentando-se muito nublado e com ocorrência de aguaceiros até ao fim da manhã na região Norte e temporariamente durante a tarde nas regiões do Interior Norte e Centro.

O vento soprará fraco a moderado, 10 a 30 quilómetros por hora (km/h), moderado a forte, 30 a 45 km/h, com rajadas até 70 km/h no Algarve e forte, 40 a 55 km/h, com rajadas até 80 km/h nas terras altas.

Para os Açores são esperados períodos de céu muito nublado com abertas e aguaceiros e na Madeira são aguardados períodos de céu muito nublado e aguaceiros em geral fracos.

Por outro lado, os distritos de Vila Real e Bragança apresentam hoje um risco 'muito elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), bem como as ilhas do arquipélago da Madeira, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O resto do território de Portugal continental, com exceção do distrito de Portalegre, com um risco 'moderado', apresenta um risco 'elevado'.

Com este risco de radiação estão também os grupos ocidental e central dos Açores. Neste arquipélago, apenas o grupo oriental tem um risco 'moderado'.

Para as regiões com risco 'Muito Elevado' e 'Elevado', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Elevado'), 8 a 10 ('Muito Elevado') e superior a 11 ('Extremo').

Recomendados para si

;
Campo obrigatório