Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Pelo menos 17 mortos em novos aluimentos de terras na Colômbia

Pelo menos 17 pessoas morreram na quarta-feira, numa localidade nas montanhas centrais da Colômbia, e duas dezenas ficaram feridas, na sequência de aluimentos de terras causados por chuvas torrenciais, disseram as autoridades colombianas.

Pelo menos 17 mortos em novos aluimentos de terras na Colômbia
Notícias ao Minuto

06:23 - 20/04/17 por Lusa

Mundo Chuva

O presidente da câmara de Manizales, José Octavio Cardona, afirmou que, além dos 23 feridos, sete pessoas foram dadas como desaparecidas, na sequência das chuvas torrenciais e dos aluimentos de terras.

O desastre aconteceu às primeiras horas da manhã, quando muitas pessoas estavam ainda a dormir, duas semanas depois de cheias na cidade de Mocoa, no sul do país, terem matado mais de 300 pessoas.

Dezenas de encostas cederam em Manizales, após a cidade de quase 400 mil pessoas ter recebido o equivalente a um mês de chuva no espaço de cinco horas.

As chuvas causaram pelo menos entre 40 a 50 aluimentos de lama e rochas que destruíram casas e deixaram várias estradas intransitáveis na capital do departamento de Caldas, uma zona produtora de café.

As equipas de socorro escavaram por espessas camadas de lama em busca de desaparecidos.

O Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, tentou chegar à região afetada, mas foi forçado a aterrar a 200 quilómetros de distância, em Medellin, devido ao mau tempo.

"Choveu em Manizales como nunca antes", disse Santos.

O ministro dos Transportes colombiano, Jorge Eduardo Rojas, afirmou que residentes de zonas de encosta em risco de derrocada foram retirados.

"O que precisamos de fazer agora é evitar" mais mortes, disse.

Estes aluimentos de terras aconteceram quando a Colômbia ainda está a recuperar do desastre de 31 de março em Mocoa e os dois incidentes apresentam semelhanças: ambos apanharam os residentes desprevenidos por terem ocorrido às primeiras horas da manhã e aconteceram depois de chuvas torrenciais.

Nos dois casos, foram mais afetadas populações desfavorecidas a viver em habitações precárias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório