Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Como ter um estilo de vida mais sustentável em nove passos

Procurar opções mais sustentáveis e amigas do planeta não só ajuda a criar um meio ambiente mais harmonioso, como pode mesmo contribuir para a boa saúde das pessoas e dos animais.

Como ter um estilo de vida mais sustentável em nove passos
Notícias ao Minuto

20:10 - 29/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Cuidar do meio ambiente é quase como cuidar da própria saúde. Viver num planeta mais saudável, harmonioso e amigo dos seus habitantes promove o bem-estar de todos e consegui-lo apenas depende de nós e das escolhas que fazemos todos os dias, nas mais variadas situações.

Ter um estilo de vida mais sustentável é cada vez mais importante e existem formas bastante simples de o conseguir. E não faltam exemplos de caso de sucesso que nos possam inspirar, como é o caso de Bea Johnson, que conversou com o Lifestyle ao Minuto sobre o seu estilo de vida pautado pela isenção de desperdício.

Embora a ação de cada pessoa possa parecer mínima na hora de combater o mal que até hoje já foi feito, o pensamento deve ser exatamente o contrário, uma vez que muitos pequenos gestos podem fazer mais do que um grande gesto. E como o segredo está nos gestos diários, nada como começar a implementar – mesmo que seja de uma forma gradual – algumas mudanças de hábitos.

E o primeiro passo, diz o site Mind Body Green, está na escolha de produtos que tenham uma processo de empacotamento mais simples ou que não precisem de qualquer tipo de embalagem. Olhemos, por exemplo, para os cereais de pequeno-almoço. Estes vêm numa embalagem de plástico que, por seu turno, surge dentro de uma embalagem de papel, ou seja, são usadas duas embalagens desnecessariamente quando se poderia recorrer a lojas que vendem estes produtos a granel e comprá-los usando recipientes reutilizáveis, como sacos de pano.

Banir o uso de palhas de plástico – que, diz a publicação, demoram anos a decompor-se – é um outro passo a dar rumo à vida mais sustentável, que pode ser conseguida com um uso mais consciente e inteligente da energia. E por falar em moderação, deve-se ainda começar a lavar mais vezes a roupa com água fria, uma vez que o consumo de energia é menor nestes programas.

Desligar o carro sempre que se está parado por mais de 10 minutos ajuda a reduzir os gases emitidos e, com isso, os níveis de poluição. E como não poderia deixar de ser, a alimentação tem também algo a dizer nesta situação. De acordo com o site, deve-se reduzir o consumo de alimentos que necessitem de grandes quantidades de água na sua produção, como é o caso da carne de vaca e dos frutos secos. Optar por produtos biológicos é também um aspeto a ter em conta.

A moda é também um aspeto a ter em conta e é importante começar a optar por peças que sejam criadas de uma forma mais sustentável e amiga do ambiente, como acontece quando é usado o algodão orgânico, por exemplo.

Siga o exemplo da França e diga não (de vez) às embalagens de plástico. Veja como é simples.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório