Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

E se um banho quente fizer tão bem à saúde como andar de bicicleta?

Os benefícios de um banho quente e relaxante podem ser idênticos ao da prática de exercício físico.

E se um banho quente fizer tão bem à saúde como andar de bicicleta?
Notícias ao Minuto

18:40 - 29/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Um banho quente relaxa qualquer alma inquieta, promove a sensação de prazer e pode mesmo ser um ótimo aliado da boa saúde, tal como é a prática de exercício físico.

A comparação entre o banho quente e o exercício físico surgiu num estudo publicado recentemente na revista Temperature, em que os cientistas da Universidade de Loughborough sugerem que o banho prolongado com água quente é capaz de produzir marcadores anti-inflamatórios idênticos aos que acontecem quando se treina de forma moderada durante 60 minutos.

Conta o Huffington Post que o banho de água quente – e aqui falamos em banho, não em duche – pode ainda estabilizar os níveis de açúcar no sangue, sendo, por isso, aliado ainda na prevenção da diabetes. Para os investigadores, os efeitos benéficos do banho quente são iguais quando se está dentro de uma sauna.

O estudo contou com a participação de 14 homens obesos, cuja saúde metabólica foi analisada tanto antes, como depois dos testes. Esses testes, diz a publicação, baseavam-se num treino de cycling de uma hora e num banho com água quente também de uma hora.

Assim que cruzaram os dados obtidos antes e depois de cada um dos testes, os investigadores notaram que em ambas as situações deu-se um controlo dos níveis de açúcar no sangue durante 24 horas, contudo, o banho mostrou-se mais eficaz no controlo dos níveis de açúcar no sangue depois dos participantes comerem, estando este 10% menor do que o verificado quando o snack foi ingerido depois do treino.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório