Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Violador muda de sexo e muda-se para prisão feminina. Vitimas em choque

Enquanto homem, Martin Ponting atacou duas raparigas.

Violador muda de sexo e muda-se para prisão feminina. Vitimas em choque
Notícias ao Minuto

08:58 - 21/03/17 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo Reino Unido

Martin Pontin foi condenado a prisão perpétua em 1995 depois de ter violado duas raparigas. Já na prisão, Martin transformou-se em Jesssica Winfield, pois quando foi preso estava em processo de mudança de sexo.

Agora mulher, a detida foi transferida da prisão de alta segurança HM Whitemoor, no Reino Unido, para a de HM Bronzefield, um estabelecimento só de mulheres.

“Ele pode ter mudado fisicamente, mas psicologicamente continua a ser a mesma pessoa”, disse uma das vítimas de Winfield ao The Sun. “Assumir a identidade de uma mulher depois daquilo que fez, é um murro no estômago. Não existem palavras suficientes para o descrever e para o inferno que ele criou. É diabólico que tenham permitido a sua mudança de sexo”.

Após a transferência, os diretores da prisão feminina depararam-se com um motim, pois as reclusas recusam-se a estar perto de Winfield. Uma delas ameaçou mutilar-se para fugir.

Foi em 1999 que passou a ser permitido no Reino Unido a cirurgia que permite ao homem ou mulher mudar sexo. Um caso idêntico aconteceu ao sequestrador condenado John Piley, que também pediu uma mudança de sexo.

Já em 2009, a decisão de uma juíza permitiu que as pessoas transexuais mudassem de prisão, após uma reivindicação dos direitos humanos. Qualquer prisioneiro que o deseje, pode pedir ao sistema nacional de saúde para mudar de sexo enquanto estiver a cumprir uma sentença.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório