Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Chile envia ajuda humanitária para Peru onde inundações fizeram 75 mortos

Um avião da Força Aérea do Chile com 18 toneladas de água, alimentos e produtos de higiene chegou na segunda-feira ao Peru, onde as inundações já causaram 75 mortos, somando-se à ajuda entregue pela Colômbia e Equador.

Chile envia ajuda humanitária para Peru onde inundações fizeram 75 mortos
Notícias ao Minuto

06:16 - 21/03/17 por Lusa

Mundo Mau tempo

O ministro dos Negócios Estrangeiros peruano, Ricardo Luna, recebeu a delegação militar chilena em Callao, perto da capital, Lima, a qual irá permanecer no país durante dez dias para assistir na transferência dos afetados pelas inundações no Peru que desde dezembro fizeram 75 mortos e mais de duas centenas de feridos, afetando mais de 100 mil pessoas.

O embaixador do Chile em Lima, Roberto Ibarra, declarou que a ajuda "enquadra-se no espírito de cooperação e solidariedade entre vizinhos face a um problema partilhado em matéria de catástrofes naturais, que tem sido impulsionado pelos sucessivos governos chilenos e peruanos".

Horas antes, aterrou em Lima um avião da Colômbia, com ajuda humanitária, e dois helicópteros UH60 "Black Hawk" que juntar-se-ão também às operações de resgate.

A ajuda de emergência é composta por 1.000 'kits' com alimentos, 1.000 'kits' de higiene pessoal, 3.000 mantas, 3.000 mosquiteiros e 2.000 tendas tipo iglo para seis pessoas.

O Equador, por seu lado, enviou no domingo um avião da Força Aérea com 3.000 rações alimentares que cobrem três refeições diárias.

O Paraguai informou entretanto que durante esta semana também irá fazer chegar ao Peru aproximadamente dez toneladas de arroz, bem como mil 'kits' de higiene pessoal e de limpeza.

Desde dezembro, foram registados, além de 75 mortos, 264 feridos, 20 desaparecidos e 100.000 desalojados, com as cheias a afetarem um total de 630.000 pessoas.

As inundações foram causadas pelas piores chuvas registadas nas duas últimas décadas no Peru.

As chuvas inesperadas foram seguidas de tempestades, que atingiram fortemente a costa do país, na sequência do aquecimento da superfície das águas no Oceano Pacífico, prevendo-se que continuem ainda por mais duas semanas.

Em 1998, morreram 374 pessoas no Peru, na sequência de um período semelhante de precipitação intensa e cheias atribuídas ao fenómeno 'El Niño'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório