Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Falta de pescadores nas Caxinas "relacionada com falta de mão-de-obra"

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, disse hoje, no Porto, estar a acompanhar a problemática da falta de pescadores nas Caxinas, em Vila do Conde, que está relacionada com a falta de mão-de-obra nacional.

Falta de pescadores nas Caxinas "relacionada com falta de mão-de-obra"
Notícias ao Minuto

21:25 - 20/03/17 por Lusa

País Ministra do Mar

um problema relacionado com a falta de mão-de-obra nacional. Nós temos pescadores, temos pescadores formados, temos cursos de formação disponíveis para quem quiser obter formação nesta área, mas não há interessados", afirmou à margem do evento "Viver o Douro com mais Segurança".

A governante referiu que as associações do setor, com quem já reuniu e está em contacto, pretendem contratar trabalhadores estrangeiros que aceitem trabalhar com as condições que elas oferecem.

"Tem de existir ponderação, foi isso que foi dito, entre o que é abrir a possibilidade de virem trabalhadores estrangeiros para colmatar as necessidades dos armadores, mas simultaneamente haver alguma proteção em relação aos nossos trabalhadores porque em tempo de crise não haverá tanta abundância de trabalho como existe agora na pesca", frisou.

Ana Paula Vitorino explicou que é uma "discussão sensível" porque há vontade em "abrir a porta", mas não de tal maneira que ponha em causa questões de segurança, de formação, de nível e de qualidade dos pescadores nacionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório