Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Afinal, porque é que temos linhas na palma das mãos?

Esqueça as mitologias e superstições associadas às linhas que temos nas mãos, a justificação para as termos é muito mais simples.

Afinal, porque é que temos linhas na palma das mãos?
Notícias ao Minuto

21:06 - 20/03/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Curiosidades

Há quem defenda que as linhas desenhadas nas nossas mãos são as marcas dos nossos passado, presente e futuro. À parte das interpretações, será que há alguma razão lógica para termos linhas na palma das mãos?

A revista da BBC Science Focus explica que estas linhas não são mais do que dobras cutâneas que servem para que possamos fechar as mãos ou agarrar objetos.

Imagine como seria se as palmas das nossas mãos fossem planas e as tentássemos fechar para agarrar algo, a pele quebrar-se-ia como uma casca de cebola.

Graças a estas dobras, conseguimos apertar e movimentar as mãos sem esticar demasiado a pele, nem ficar com pele solta acumulada, mas também nos ajudam a articular as mãos – que em muitas tarefas, como escrever no computador ou esfregar um superfície, precisam de mudar de posições muito rapidamente.

Outras curiosidades sobre estas linhas:

Aparecem no nosso corpo logo na 12ª semana de gestação;

O seu tamanho e espessura podem depender, como muitas outras características, da nossa genética;

O mais comum é ter três linhas a desenhar um ‘M’, mas cerca de uma em cada 30 pessoas tem apenas uma linha horizontal abaixo dos dedos. Os homens são duas vezes mais propensos do que as mulheres a apresentar uma única dobra na palma das mãos;

Apesar de não ser a maioria, ter uma única linha na palma da mão pode ser um sinal de doenças como: Síndrome de Down; síndrome alcoólica fetal; síndrome de Turner; síndrome de Aarskog; rubéola congénita.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório