Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

PSD e CDS concorrem coligados em 10 dos 16 concelhos algarvios

As estruturas distritais do PSD e do CDS/PP anunciaram hoje vão concorrer em coligação em dez dos 16 concelhos algarvios, colaboração que nas últimas eleições autárquicas, em 2013, apenas se estendeu a dois concelhos.

PSD e CDS concorrem coligados em 10 dos 16 concelhos algarvios
Notícias ao Minuto

15:59 - 20/03/17 por Lusa

Política Autárquicas

Num comunicado conjunto hoje divulgado, os dois partidos adiantam que vão apresentar candidaturas conjuntas nos concelhos de Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel e Vila do Bispo.

Nas últimas eleições autárquicas, em 2013, o PSD e o CDS/PP apenas tinham concorrido juntos à Câmara de Faro - com a coligação "Faro está primeiro", que venceu as eleições - e à Câmara de Tavira, coligação que, ao contrário da de Faro, não vai avançar nas eleições previstas para este outono.

"O acordo alcançado surgiu como resultado de uma visão conjunta dos dois partidos em relação aos problemas e desafios que as populações dos referidos concelhos enfrentarão durante os próximos quatro anos", lê-se no comunicado dos dois partidos, que frisam que um dos objetivos é alargar o acordo celebrado a independentes e outras forças políticas e da sociedade civil.

Os presidentes das estruturas distritais do PSD, David Santos, e do CDS, José Pedro Caçorino, assumem ainda como compromisso a "construção consensual e participada de projectos políticos abrangentes, focados na resolução dos problemas dos eleitores e na construção de soluções governativas sólidas".

Os dois partidos querem também promover "a articulação democrática de posições conjuntas dos respetivos eleitos locais, nos vários órgãos autárquicos, com a coordenação do partido maioritário em cada um dos órgãos".

Por último, comprometem-se a assumir, na Assembleia Intermunicipal do Algarve (AMAL) e noutros organismos e instituições onde ambos sejam chamados a votar, "posições e propostas concertadas" e a "apresentar candidaturas conjuntas aos mesmos".

O líder da distrital do CDS/PP anunciou hoje que vai encabeçar a coligação entre o PSD e aquele partido à Câmara de Portimão, situação que pela primeira vez acontece no Algarve.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório