Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Treino por vibração pode ser o segredo para luta contra o excesso de peso

É a mais recente tendência do mundo do fitness e uma das maiores promessas para quem pretende um corpo mais forte e saudável. Fique a par do que a ciência acabou de descobrir.

Treino por vibração pode ser o segredo para luta contra o excesso de peso
Notícias ao Minuto

17:34 - 20/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

É quase impossível não associar as plataformas vibratórias aos anúncios protagonizados por Paulo Futre, mas, e se o antigo jogador de futebol estiver mesmo correto e este for o futuro do mundo do fitness? Pelo menos, é isso que indica um estudo divulgado no final da semana passada.

Diz a investigação, publicada na revista Endocrinology e citada pela Time, que este tipo de equipamento por vibração é mesmo tão ou mais eficaz do que o exercício físico praticado tal como conhecemos.

Na prática, diz a publicação, o estudo – levado a cabo em ratos de laboratório – provou que este tipo de atividade é benéfico a nível muscular perante casos de diabetes e obesidade. Embora não se tenha ainda testado em humanos, a experiência mostrou ainda que o treino por vibração ajudou os ratos a melhorarem a sua sensibilidade à insulina em apenas 12 semanas, bastando 20 minutos de treino por vibração por dia.

Como conta a Time, os ratos que foram sujeitos aos equipamentos vibratórios obtiveram os mesmos resultados, tanto a nível de perda de peso como de ganho de saúde, do que aqueles que foram incentivados a caminhar por 45 minutos todos os dias.

Além disso, a investigação da Universidade Augusta (nos Estados Unidos) provou ainda que o treino por vibração não danificou a densidade óssea, algo que aconteceu nos ratos que treinaram por via da caminhada. Por cuidar da saúde dos ossos, este tipo de equipamentos pode ser ainda um aliado nos tratamentos de fisioterapia.

Embora os autores defendam mais estudos sobre este tipo de treino e salientem que este tipo de plataformas não fazem milagres, mostram-se confiantes nos seus benefícios quando o treino por vibração for usado como complemento de uma rotina de atividade física normal e associado a uma alimentação saudável.

As plataformas vibratórias permitem trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo ou concentrar a vibração num grupo muscular específico, sendo possível fazer agachamentos ou abdominais neste equipamento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório